A tecnologia traz diferentes benefícios, uma delas é no âmbito da educação. Por meio da internet é possível acessar materiais relevantes de estudo e até ter mais autonomia na aprendizagem. Por outro lado, o uso excessivo de telas também é capaz de causar efeitos nocivos à saúde, segurança e privacidade dos usuários, pontos que as famílias e escolas precisam ficar atentos. Apoiado a isso, reunimos alguns cuidados que os pais devem ter com a criança no computador.
7 cuidados que os pais devem ter com criança no computador
1. Limitar o tempo de acesso
Documento que trata da promoção da saúde e o bem-estar de crianças e adolescentes, o Manual de Orientação #MenosTelas #MaisSaúde orienta limitar o tempo de telas, ao máximo de uma hora por dia, sempre com supervisão para crianças com idades entre dois e cinco anos. Elaborado pelo Grupo de Trabalho sobre Saúde na Era Digital da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o material também traz informações para outras faixas etárias:
• Evitar a exposição de crianças menores de 2 anos às telas;
• Limitar o tempo de telas ao máximo de 1 a 2 horas por dia de crianças com idades entre 6 e 10 anos;
• Adolescentes com idades entre 11 e 18 anos, o tempo de telas e jogos de videogames devem ser, no máximo, de 2 a 3 horas por dia.
2. Evitar postagens que exponham a rotina
Entre os cuidados que os pais devem ter com a criança no computador está ainda a publicação de informações pessoais, um exemplo remete às postagens que identificam o nome da escola ou de outros lugares que fazem parte da rotina dos pequenos. De acordo com a “Cartilha de Privacidade” do Centro de Estudos para Resposta e Tratamento de Incidentes em Computadores (Cert), é importante orientar as crianças e os jovens sobre os riscos de exposição da intimidade.
3. Ajustar configurações de segurança e privacidade
Existem páginas web e aplicativos que oferecem ajustes de configurações de segurança e privacidade para que os usuários tenham controle de como suas informações serão usadas. Não limitado apenas às crianças, mas essas alterações de exposição devem ser observadas e feitas pelas famílias.

Saber a senha de acesso é um dos cuidados que os pais devem ter. (Foto: Adobe Stock)
4. Usar aplicativos para monitorar o uso
Por falar em configurações de segurança, há aplicativos de monitoramento que as famílias podem utilizar para manter os cuidados com o uso de telas. Esses recursos são capazes de informar o tempo de uso, estabelecer acesso de conteúdo adequado à faixa etária, receber notificações e alertas e até mesmo ver a localização. Entre os exemplos de apps estão: Google Family Link e Life360.
5. Ter as senhas de acesso
Um dos cuidados importantes para acompanhar as crianças e adolescentes no uso do computador é ter conhecimento das senhas que utilizam para acessar contas, seja de aplicativos, redes sociais ou qualquer página web. É importante ainda que as famílias os orientem a não compartilharem as senhas com terceiros, pontuando os riscos dessa prática.
6. Saber com quem a criança está conectada
A internet é um espaço público e nela também há pessoas mal-intencionadas. É indispensável que os pais fiquem atentos com quem a criança e os jovens conversam na internet e com quem elas estão conectadas. Inclusive, uma das orientações de segurança e privacidade é ser seletiva ao aceitar seguidores nas redes sociais.
7. Estabelecer uma rotina de uso
Não apenas no ponto de segurança e privacidade, mas o uso excessivo do computador pode desencadear diversos problemas à saúde até a vida adulta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, estão entre os exemplos: problemas auditivos, miopia, transtornos posturais, déficit de atenção, transtornos de sono, entre outros. Por isso, é importante que os pais estabeleçam uma rotina de uso.
Você pode gostar
Rei Charles homenageia vítimas de acidente aéreo da Air India em desfile militar
PF prorroga prazo de inscrição para concurso com 1 mil vagas e salários de até R$ 26,8 mil
Dois homens são presos por roubar privada de ouro de quase R$36 milhões
Laura Sabino: quem é a influencer que denunciou o irmão por tentativa de feminicídio
Número de mortos em desastre aéreo da Air India sobe para 279, diz agência