Nove estados estão em alerta laranja para chuvas intensas e tempestades nesta segunda-feira (2), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O aviso de Perigo é válido até hoje, mas pode ser estendido. O Inmet aponta para a possibilidade de tempestades nos três estados da região Sul do país.
O órgão divide os alertas em três níveis de severidade: Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho).
O instituto alerta para chuvas de até 60 mm por hora e ventos intensos de até 100 km/h. Há risco de quedas de galhos e árvores, alagamentos e de cortes de energia elétrica.
Os estados de Mato Grosso e Paraná devem ser os mais afetados. Um mapa do Inmet mostra a marca laranja que representa a área com previsão para temporais.
Ao todo, 1.650 municípios devem ser afetados pelas chuvas ainda nesta segunda. Além do alerta laranja, os estados de São Paulo, Pará, Amazonas e Acre estão sob aviso de “perigo potencial” para chuvas intensas, representado pela marca amarela no mapa.
O Inmet ainda instrui à população dessas regiões a não se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos perto de torres e postes de transmissão de energia.
Segundo a Climatempo, o Paraná deve ter de quatro a cinco frentes frias no estado neste mês de dezembro. As massas de ar polar trarão chuvas irregulares e fortes, mas com poucos dias de longos temporais.
Você pode gostar
Rei Charles homenageia vítimas de acidente aéreo da Air India em desfile militar
PF prorroga prazo de inscrição para concurso com 1 mil vagas e salários de até R$ 26,8 mil
Dois homens são presos por roubar privada de ouro de quase R$36 milhões
Laura Sabino: quem é a influencer que denunciou o irmão por tentativa de feminicídio
Número de mortos em desastre aéreo da Air India sobe para 279, diz agência

