Tipos de cachos: quais são e como identificá-los

Para quem se preocupa e gosta de cuidar dos cabelos da melhor forma possível, no caso das cacheadas e crespas, saber qual é seu tipo de cacho é essencial. Afinal, cabelos cacheados definitivamente não são todos iguais, e muito menos podem ser tratados da mesma forma que qualquer outro. No geral, é possível fazer uma divisão inicial entre 3 tipos de cacho. Em seguida, dentro de cada um, existem ainda outras 3 categorias diferentes.

Os diferentes tipos de fio são classificados e divididos entre o tipo 2, que é ondulado, o tipo 3, cacheado, e o tipo 4, crespo. Dentre os números, existem as letras que classificam o aspecto do fio. Ele pode ir do mais solto e aberto até o menor e mais fechado. Após aprender a diferenciar cada nível, torna-se muito fácil descobrir em que categoria seu cabelo se encaixa, bem como a melhor forma de tratá-lo.

Confira abaixo quais categorias formam os tipos de cachos por meio de suas definições, e aprenda a identificar o seu. Por meio do grau e da curvatura, então, será possível encontrar o cronograma capilar perfeito para atender as necessidades do seu cabelo.

Tipos de cachos

Tipos de cachos
Fonte: Beleza Natural

Antes de mais nada, de forma que seja possível identificar o seu tipo de cacho, lembre-se de analisar seu cabelo sem que ele esteja com qualquer tipo de finalização. Normalmente, produtos utilizados para definir os fios depois da lavagem podem deixá-lo com um formato diferente, o que atrapalha na hora de analisar a curvatura e o grau do cacho.

Cabelos tipo 2

Tipos de cachos
Fonte: Metrópoles

Os cabelos tipo 2 entram na categoria dos ondulados. Normalmente, sua raiz é mais lisa, mesmo que apenas um pouco dela. Possuem mais brilho e menos necessidade de aplicar óleos, já que o óleo  produzido no couro cabeludo chega com facilidade ao restante do comprimento. Todavia, dentre os tipos de cachos, esses costumam perder seu formato mais facilmente, o que faz com que precisem de uma finalização de maior atenção. Sem uma boa finalização, seu aspecto costuma ser de um liso volumoso


  • 2A: O 2A é facilmente confundido com um “liso armado”, já que é a categoria mais próxima do tipo de cabelo. Suas ondas possuem um aspecto mais aberto e a texturização é mais difícil. Isso significa que tentar dar forma ao cabelo pode ser difícil, já que ele não pode ser amassado como outros cachos para ganhar mais definição.
  • 2B: O 2B pode ser facilmente confundido com o 2c. Isso acontece pelo fato dele ser muito texturizável, onde existem dias em que ele pode estar de um jeito ou de outro. Assim, as ondas podem ser tanto mais abertas quanto mais fechadas, em um meio-termo. Na hora de identificá-lo, é só se atentar para o fato de que seu aspecto pode mudar a qualquer momento, tendo mais frizz do que o normal.
  • 2C: Já o 2C está extremamente próximo do cabelo cacheado. Sua forma não é perdida com facilidade, e sua definição costuma ocorrer mais facilmente. Todavia, ele necessita de uma quantidade maior de óleo de hidratação do que os outros dois tipos.

Cachos tipo 3

Fonte: Reviewbox

Um cabelo tipo 3 é um cabelo cacheado, propriamente dito. Ele possui um aspecto enrolado até a raiz, com cachos mais fechados, geralmente em formato de mola. Sua definição é extremamente fácil de fazer, já que mesmo sem um creme de pentear ou molhados permanecem cacheados. Todavia, cabelos do tipo 3 necessitam de maior utilização de óleo, para manter o equilíbrio hidro lipídico.

  • 3A: O 3A possui uma textura extremamente parecida com a dos tipos ondulados. Dessa forma, sua curvatura não é tão fechada quanto a do 3B e 3C. O que o diferencia de um 2C, porém, é o fato de que sua definição ainda é muito mais fácil que a do ondulado. Mesmo sem muito esforço, o cabelo continuará cacheado.
  • 3B: A partir do 3B, é possível notar um maior encolhimento dos cachos, já que ele é caracterizado por seu formato de molas. Sua definição é muito fácil de se alcançar, mas necessita de mais hidratação e nutrição, de forma que se mantenha sempre saudável e com fios proporcionalmente tratados.
  • 3C: O 3C é o tipo de fio cacheado mais próximo do crespo. Não possui tantas escamas quanto o 3A e o 3B, ou seja, seu brilho e retenção de hidratação é consideravelmente menor que o dos outros. Assim, torna-se necessário caprichar na hora de aplicar óleos de hidratação, de forma que cada fio receba o tratamento igualmente e nada fique acumulado no couro cabeludo. Em questão de formato, os cachos são bem definidos e encolhidos.

Cabelos tipo 4

Tipos de cachos
Fonte: All Things Hair

Aqui, já é possível obter o cabelo crespo, que possuem a menor quantidade de escamas. Isso significa que seu brilho é menor e a hidratação deve pesar mais do que os outros fatores na hora de tratá-lo. Seus fios costumam ser fios, com muita facilidade para apresentar nós. O fator encolhimento está principalmente presente nesse tipo de cabelo, mas sua capacidade de absorver hidratação e nutrição é a maior de todas. Normalmente, quando não há finalização, o cabelo crespo fica volumoso e com pouca definição dos cachos.

  • 4A: O mais próximo do 3C, ainda possui um número maior de escama que o dos outros, portanto, também apresenta mais brilho. Sua definição ocorre no formato de molas bem fechadas.
  • 4B: Aqui, a retenção de hidratação é consideravelmente menor que o do 4A. O formato em molas dos fios se torna ainda mais fechado e com maior encolhimento.
  • 4C: O 4C é o tipo de fio com menor quantidade de escamas e o que mais necessita de óleos para que devolver o brilho ao cabelo. Apesar de dar a impressão de não formar cachos, eles ainda estão ali, porém ainda menores, e em formato de ziguezague. Normalmente, quem possui um fio 4C prefere estilizar o cabelo com mais volume e menos definição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *