Parar de usar shampoo faz bem para a saúde e aparência do cabelo

O hábito de parar de usar shampoo está ganhando cada vez mais adeptos. Mas afinal, você já parou para se perguntar o que acontece se você parar de usar o produto nos cabelos? Ao contrário do que se imagina, abandonar esses cosméticos faz muito bem para a saúde dos fios e pode deixá-los grossos e resistentes.

No entanto, vale lembrar que não é fácil parar de usar shampoo, pois nas primeiras semanas os fios do cabelo tendem a ficar extremamente oleosos. Além disso, por causa do excesso de óleo os fios podem acabar ficando pesados.

Ademais, ficou curioso(a) para saber mais sobre como parar de usar shampoo e quais benefícios essa mudança de hábito pode fazer para os cabelos? Então, continue por aqui que nós, da Àrea de Mulher, iremos te explicar!

Benefícios de parar de usar shampoo

Parar de usar shampoo faz bem para a saúde e aparência do cabelo
Beleza e Moda

Parar de usar xampu é uma excelente mudança de hábito. Aliás, segundo especialistas e dermatologistas, o produto foi feito para o couro cabeludo e não traz benefício algum para os fios. Muito pelo contrário! Aliás, eles contém substâncias químicas nada benéficas que podem ressecar e danificar a aparência do cabelo.

Confira abaixo os 3 principais motivos que vão te fazer abandonar o uso do shampoo:

O shampoo tem substâncias prejudiciais

Pinterest

O xampu é composto por diversas substâncias alergênicas e até mesmo cancerígenas. Por exemplo, os parabenos, sulfatos, petrolatos e silicones.

Os parabenos, derivados do petróleo, são usados para impedir que fungos e bactérias cresçam no shampoo. No entanto, são considerados alergênicos e cancerígenos.

Já os sulfatos são responsáveis por gerar espuma. Entretanto, agridem e ressecam os fios se usados em excesso.

Os petrolatos, por sua vez, fazem com que o produto se espalhe. Porém, contribuem para o entupimento de poros e podem causar a queda do cabelo.

Por fim, há os silicones que previnem o cabelo de embaraçar, entretanto, ficam grudados nos fios e podem deixá-los com o aspecto pesado e oleoso.

Parar de usar shampoo reduz o impacto ambiental

O impacto de usar produtos como shampoo começa pelas embalagens, afinal, na maioria das vezes esses produtos são embalados no plástico que é um dos maiores poluentes do meio ambiente.

Uma opção para quem não quer deixar de usar o produto e, ainda sim, contribuir com o meio ambiente, é aderir ao shampoo em barra ou caseiro.

Cabelos mais bonitos e saudáveis

Parar de usar shampoo faz bem para a saúde e aparência do cabelo
Casamentos

Apesar de ser um pouco difícil no começo, parar de usar shampoo faz com que os fios fiquem mais fortes, grossos e com menos queda.

Além disso, entre os resultados de adotar essa prática, está cabelos brilhosos e com menos frizz.

Como parar?

Parar de usar shampoo faz bem para a saúde e aparência do cabelo
Dermaclub

Primeiramente, se você quer aderir ao movimento “no-poo” e se livrar do shampoo e condicionador, a primeira dica é diminuir a quantidade do produto na hora de lavar os fios. Ou seja, deve-se iniciar primeiro o método de “low-poo”: “menos xampu”.

É comum que o cabelo fique mais oleoso, no entanto, mesmo assim, continue tentando até que ele se acostume.

Então, quando concluir essa etapa, diminua a quantidade de lavagens. Por exemplo, se você lavar os cabelos todos os dias, tente diminuir para um dia sim e um dia não.

Por fim, se você passar por estas duas primeiras fases, troque o shampoo pelo bicarbonato de sódio e pelo vinagre. Aliás, o bicarbonato irá limpar seu couro cabeludo e o vinagre será responsável por regular o ph dos fios.

A quantidade do bicarbonato deve ser de uma colher de chá, diluído em 3 colheres de água. Já o vinagre deve ser uma colher de chá, diluída em duas xícaras de água.

Cada fase deve levar em média 2 a 3 semanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *