Modelos de calça jeans, quais são? Inspirações de looks

Atualmente existem inúmeros modelos de calça jeans que combinam com diversos tipos de ocasião, sendo ideais para ir ao cinema, festas mais casuais ou a locais mais formais como, por exemplo, ao trabalho ou participar de um evento especial.

No entanto, você já parou para se perguntar como essa peça tão essencial chegou no guarda-roupa das mulheres? Aliás, vale ressaltar que antigamente somente homens eram permitidos a usarem calças e que, apenas no final do século XIX as mulheres começaram a usar a peça no modelo “bloomer” para se exercitar.

Modelos de calça jeans, quais são? Inspirações de looks
Capricho

A boa notícia é que a moda está evoluindo cada vez mais e as calças jeans estão cada vez mais presentes no dia a dia das mulheres, que hoje se encontram em um ambiente com diversas opções de modelos para todos os gostos, necessidades e momentos.

Ademais, ficou curiosa para conhecer os modelos de calça jeans, a história da peça e como escolher o corte ideal para você? Então, continue por aqui, que nós, da Área de Mulher iremos te deixar por dentro de tudo sobre.

História da calça para mulheres

Primeiro modelo de calça “bloomer”. Fonte: EU

Primeiramente, pode-se afirmar que a inserção da calça no guarda-roupa feminino foi um ato de resistência. Aliás, antigamente, elas chegavam a ser agredidas e xingadas na rua por estarem usando uma “peça masculina”. Em Paris, havia uma lei que mulheres que usassem calças em público podiam ser até presas.

Então, em 1960, a calça jeans feminina começou a ser familiarizada nos guarda-roupas, já que as mulheres precisavam usá-las para trabalhar em minas. E, afinal, em 1980 a peça passou a ser produzida em grande escala e em diversos cortes, modelos, tecidos, cores e texturas.

No entanto, vale ressaltar que atualmente ainda existem países que abominam o uso das calças, como, por exemplo, o Sudão que possui uma lei desde 1991 que prevê que este é um traje obsceno e usá-lo é um crime passível de pagamento de multas e chicotadas em público.

Modelos de calça jeans – Skinny

Pinterest

Sem dúvidas, a calça skinny é a modelagem mais conhecida (e amada) pelas mulheres. Ajustada ao corpo, essa calça é super coringa e é ideal para ser usada no dia-a-dia. Aliás, uma dica é combina-la  com blusas e camisas mais soltinhas.

Bootcut

Pinterest

O modelo bootcut é mais justo nas pernas e com uma suave abertura na barra. Pode-se dizer que é o meio termo entre a flare e o jeans reto, sendo portanto, super versátil. O modelo dá um toque elegante e moderno para qualquer look.

Pantalona

Modelos de calça jeans, quais são? Inspirações de looks
Pinterest

Sucesso na década de 1970, a calça pantalona continua sendo um dos modelos de calça jeans mais usados atualmente. Tradicional, a pantalona é perfeita para mulheres que desejam aliar o estilo ao conforto.

Flare

Pinterest

A flare é uma calça que está fazendo muito sucesso no street style. Além de sofisticado, esse modelo é um tanto quanto sensual e valoriza as curvas do corpo, deixando-o com um visual elegante.

Além disso, vale ressaltar que a flare é indicada para equilibrar tipos físicos oval ou triangular, já que a “boca de sino” faz o equilíbrio com o tamanho do quadril.

Modelos de calça jeans – Boyfriend

Pinterest

Conforto é a palavra chave quando se fala sobre a calça jeans boyfriend. O modelo tem esse nome pois a impressão que se passa é que a peça foi “roubada do namorado”, já que é mais larguinho.

Charmosa e super style, a boyfriend, no entanto, não é indicada para pessoas mais baixinhas, pois pode acabar achatando o quadril. Uma dica é combiná-la com aquele belo salto e um cropped.

Mom Jeans

Pinterest

Febre nos anos 80 e 90, a calça mom jeans voltou com tudo e é tendência entre as fashionistas. Com uma modelagem reta, soltinha e a cintura bem alta, esse modelo é super confortável e, além disso, deixa o mais moderno e retrô.

Calça jeans reta

Modelos de calça jeans, quais são? Inspirações de looks
Pinterest

A calça reta é, sem dúvida, um dos modelos de calça jeans mais clássicos de todos. De corte simples, ela é a aliada perfeita na produção de looks para o dia a dia. Uma dica é dobrar a barra da calça e escolher uma lavagem básica na cor azul ou preta.

Cigarrete

Pinterest

Muito semelhante a calça skinny, o modelo cigarrete se diferencia por terminar a barra no tornozelo. A modelagem confere modernidade e estilo à produção e pode ser com todos os tipos de sapatos como, por exemplo,  tênis, saltos e botas.

Pantacourt

Modelos de calça jeans, quais são? Inspirações de looks
Pinterest

A pantacourt é a opção perfeita para deixar o seu look do dia a dia mais estiloso. Além disso, o modelo confere jovialidade ao look e, por possuir a cintura alta, ainda ajuda a disfarçar a barriguinha saliente.

Uma dica é usar a modelagem no estilo monocromático e com saltos, para ajudar alongar o corpo.

Destroyed

Pinterest

A calça jeans destroyed pode ser encontrada com diversos recortes, desde os mais discretos aos com rasgos maiores. Esse modelo possui uma pegada mais punk e rock, dos anos 1980 e 1990.

Aliás, uma dica para quebrar um pouco a pegada da peça é incluindo um blazer para o look.

Modelos de calça jeans – Cortes

Primeiramente, ao escolher a sua calça jeans é importante se atentar ao corte, aliás, ele é o responsável por determinar como será o caimento da peça no seu corpo. Confira a baixo alguns cortes mais comuns:

Imagem: Incrível Club
Modelos de calça jeans, quais são? Inspirações de looks
Imagem: Incrível Club

Comprimento da cintura

Por fim, esteja atenta ao comprimento da cintura da calça jeans. Por exemplo, as cinturas baixas são indicadas para quem possui o quadril menor, já a cintura alta é perfeita para quem possui as ancas grandes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *