Grávida pode tomar paracetamol? Conheça os riscos

O uso de medicamentos conscientes é uma pauta muito importante que deve ser levada em consideração especialmente durante a gestação. Aliás, além de complicações para gestantes, alguns remédios também podem causar malefícios ao bebê. Portanto, hoje iremos explicar se grávida pode tomar paracetamol.

Quando gestantes sentem dor de cabeça ou febre, por exemplo, a primeira alternativa que vem em mente é o paracetamol. Mas afinal, grávida pode fazer o uso desse remédio? A resposta é: Sim! No entanto, o medicamento deve ser consumido em doses controladas e sob orientação do obstetra.

Vale lembrar também, que mesmo em doses pequenas, há um pequeno risco do paracetamol afetar o desenvolvimento do bebê. Ademais, confira a seguir mais informações sobre o assunto.

Grávida pode tomar Paracetamol?

Saúde Debate

O uso do analgésico paracetamol pode ser feito sim durante a gravidez, mas sem exageros. Médicos e especialistas indicam uma dose diária máxima de até 1g por dia, para combater a febre, a dor de cabeça e redução de dores leves a moderadas.

No entanto, antes, é importante consultar um médico e pedir orientação. Isso porque, há estudos que indicam que o Paracetamol pode prejudicar a saúde do bebê e a gravidez, uma vez que as substâncias atravessam a placenta.

Portanto, indica-se que gestantes evitem ao máximo o consumo do medicamento.

Porque pode afetar o desenvolvimento do bebê? Entenda

O paracetamol produz um efeito de adormecimento dos nervos, aliviando portanto a sensação de dor. Então, quando utilizado em grandes quantidades, a substância do paracetamol também pode ser absorvida pelo cérebro do bebê, afetando seu desenvolvimento e maturação dos neurônios.

Conclui-se que o uso do paracetamol faz com que bebês nascem com problemas como, por exemplo, o autismo ou hiperatividade.

Receita: Analgésico natural para a gravidez

Grávida pode tomar paracetamol? Conheça os riscos
Receiteria

Uma ótima alternativa para substituir o paracetamol na gravidez, é o uso de medicamentos naturais. Aliás, para tudo a natureza dá um jeito, não é mesmo? A seguir, confira uma receita de analgésico natural para aliviar as dores de cabeça:

Ingredientes

  • 1cm da raiz de gengibre;
  • 1l de água.

Modo de Preparo

Coloque a raiz do gengibre na água e leve ao fogo até ferver. Após levantar fervura, espere amornar e consuma.

Dica: Acrescente algumas gotinhas de limão ou mel para dar sabor ao chá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *