O que não comer na TPM? Alimentos proibidos e permitidos

Os sintomas da tensão pré-menstrual, como, por exemplo, cólicas, irritabilidade, variação de humor, inchaço, enxaquecas e depressão, podem ser ligados diretamente à alimentação da mulher. Pensando nisso, para ajudar você a enfrentar melhor esses sintomas, listamos o que não comer na tpm, e também, o que é indicado para o período.

Entre a lista do que não comer na tpm, estão principalmente os alimentos com muito sal, açúcar e gorduras. Já os indicados para o período pré-menstrual estão os alimentos que contém ômega 3, como, por exemplo, peixes e sementes, além de vegetais ricos em água, que evitam a retenção de líquidos.

É importante lembrar que os vegetais e cereais integrais são essenciais para se comer na tpm, aliás, eles contém, vitamina B6, magnésio e ácido fólico, que transformam o triptofano em serotonina, auxiliando assim na sensação de bem-estar.

Já os alimentos para não comer na tpm, como embutidos, frituras e cafeína, contribuem para a retenção de líquidos e aumentam assim o desconforto abdominal.

O que não comer na TPM

O que não comer na TPM - Alimentos proibidos e permitidos
Imagem: central de notícias
  • Alimentos ricos em sal, como, por exemplo, salgadinhos e comidas ultraprocessadas e enlatados. Já que esses alimentos retém água e fazem o corpo inchar.
  • Café – a cafeína desidrata o corpo e causa inchaço.
  • Carne vermelha – pode aumentar o nível de estrogênio e piorar os sintomas da tpm.
  • Alimentos ricos em açúcar podem causar cansaço e não são saudáveis.
  • Álcool – Assim como o café, o álcool desidrata o corpo, portanto, causa inchaço.
  • Outro alimento para não comer na tpm são as frituras e itens gordurosos, já que podem conter muito sal e gordura saturada.

Apesar de não ser indicado, todas nós sabemos que no período da tpm é quase que impossível não ingerir açúcar. Portanto, é recomendado ingerir apenas chocolates meio amargos (70% cacau).

O que comer durante a pré-menstruação

Imagem: Vida Saúdavel
  • Alimentos ricos em ômega 3, como, por exemplo, salmão, atum, sementes de chia, girassol, azeite, abacate e amêndoas, ajudam durante a tpm a diminuir as dores abdominais, nos seios e de cabeça.
  • Ameixa, mamão e cereais ajudam a evitar o desconforto abdominal.
  • Abacaxi, abacate, figo e salsinha são diuréticos, portanto, ajudam a combater a retenção de líquido.
Please follow and like us:

Deixe uma resposta