Fungos na unha – Como ocorre e tratamentos para a micose

Fungos na unha é um problema que pode ser muito fácil de aparecer. Muitas pessoas sequer sabem que esses seres vivos estão vivendo em suas unhas e causando a conhecida micose.

Em suma, os fungos na unha aparecem quando a pessoa usa muitos sapatos fechados, meias, tende a roer muito as unhas e outros hábitos que abafam as unhas, deixando-as úmidas e quentes.

O que causa fungos na unha?

Os fungos que ocorrem nas unhas das mãos e dos pés sobrevivem nesses locais porque passam a devorar a queratina das unhas, principal composição delas.

Então, existem muitos hábitos frequentes ou má sorte que fazem esses pequenos seres vivos, os fungos, crescerem em nossas unhas, causando a famosa micose. No geral, eles aparecem com facilidade e tendem a ficar por muito tempo se não tratados corretamente.

Sendo assim, alguns grupos de pessoas tendem a ter facilidade para os fungos na unha aparecerem, além de outros hábitos. São eles:

Fonte: Folha Vitória
  • Roer as unhas;
  • Usar sapatos fechados e apertados com constância;
  • Meias sintéticas;
  • Lixas, esmaltes e objetos de manicure ou pedicure compartilhados;
  • Pessoas com pouca vascularização/circulação sanguínea nas mãos e pés;
  • Diabetes;
  • Idade avançada.

Como identificar

Os sinais de micose na unha são muito claros de se identificar. Primeiramente, é possível notar pequenas alterações, como manchas brancas ou amareladas na unha – dependendo do tipo de fungo, as manchas podem ser marrons ou enegrecidas – passando até por um descolamento.

Ainda, com o tempo, a unha pode ficar grosseira, com certas ondulações e deformações. Contudo, os sintomas variam dependendo do fungo. Por exemplo, a Cândida, pode fazer até com que a pele ao redor da unha fique inflamada.

Como evitar e tratar fungos na unha

Existem diversos tratamentos para quem tem fungos na unha. Em suma, os remédios são em forma de cremes, pomadas, esmaltes e medicamentos orais. No entanto, o tratamento não é rápido, podendo durar de 6 a 12 meses, pois os fungos criam uma capa protetora natural.

Prevenção

Certos cuidados evitam que a micose ataque nossos pés e mãos. Aqui vão alguns deles que são essenciais no dia a dia para não ter micose na unha:

  • Alternar os sapatos que usa;
  • Colocar os calçados usados em local arejado e, se possível, com sol;
  • Passar talco na parte interna dos sapatos;
  • Manter as unhas bem aparadas;
  • Higienizar bem os pés no banho e secá-los bem;
  • Evitar sapatos muito apertados;
  • Não compartilhar objetos de manicure e esmaltes em salões de beleza; leve seu próprio kit.Fonte: Jornal de Brasília

Com esses hábitos, é possível que a micose não passe perto das suas unhas. Porém, caso desenvolva a micose, existem os tratamentos corretos para tal.

Tratamentos

Antes de tudo, é importante consultar um médico dermatologista para que seja indicado o melhor tratamento no seu caso e que sua saúde não seja comprometida.

Desse modo, os tratamentos para fungos na unha são:

  1. Remédios locais: geralmente, são vernizes (esmaltes e bases específicos para micose), cremes e pomadas para serem aplicados na região em que está o fungo, diretamente sobre a unha.
  2. Remédios orais: os comprimidos orais para tratar micose no geral são mais recomendados para casos em que os tratamentos com pomadas e esmaltes não dão conta do recado. Em suma, os remédios de ingestão não possuem um efeito muito forte, pois demoram para serem absorvidos pelo organismo e agirem contra o fungo que está em regiões onde o sangue demora para chegar, que são as mãos e os pés.
  3. Laser: quando o caso é mais sério, o tratamento com laser é feito com um corante azul de metileno aplicado sobre a unha afetada, em seguida passando o laser vermelho para esquentar a região com fungos na unha; pode ser feito de uma a três sessões semanais, durante até três meses.
  4. Tratamento caseiro: óleo de copaíba é ótimo para tratar micoses. Então, basta encomendar, em forma de creme ou óleo, por meio de uma farmácia de manipulação, e aplicar sobre o fungo na unha.Fungos na unha – Como ocorre e tratamentos para a micoseFonte: Revista News

Além disso, deixar de molho as mãos ou os pés afetados por fungos em água oxigenada a 3% em uma bacia com água, durante 30 minutos, também ajuda. Assim, os tratamentos caseiros reforçam os tratamentos feitos com remédios.

Sinais de que os fungos na unha melhoraram

Em suma, quando a micose passa a melhorar, os sinais são de melhora na cor amarelada ou esbranquiçada, além do sumiço das ondulações e escamações. Por isso, é importante manter o tratamento corretor durante o tempo estipulado pelo seu médico.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta