Dor no couro cabeludo, o que pode ser? Causas e tratamentos

A dor no couro cabeludo é muito comum, principalmente por pessoas que fazem muitos penteados apertados ou usam um acessório que machucam, como uma diadema ou presilha. No entanto, quando a dor no cabeludo persistir, é preciso que haja uma atenção maior, aliás, esse incomodo pode ser, por exemplo, infecções, problemas de pele ou queda de cabelo.

Além disso, é importante lembrar que prender o cabelo de rabo de cavalo, fazer tranças, usar capacetes por longos períodos ou utilizar shampoos agressivos podem causar algum desconforto ou dor no couro cabeludo.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), na maioria dos casos, essa dor no couro cabeludo pode ser sinal de doenças como, por exemplo, tricodinia, líquen plano pilar ou foliculite.

O tratamento para esse problema é simples e, pensando em te ajudar, separamos todas informações que você precisa saber, caso esteja com dor no couro cabeludo. Continue lendo para conferir.

Dor no couro cabeludo – Principais causas, sintomas e seus tratamentos

1. Tricodinia

Oitomeia

A tricodinia é uma inflamação que aumenta a sensibilidade da região da cabeça, portanto, causa dor no couro cabeludo. Além disso, essa inflamação pode acompanhar quadros de queda de cabelo aguda.

A principal causa da tricodinia está relacionada com o aumento do neuropeptídeo chamado de Substância P, que é responsável por liberar substâncias inflamatórias no organismo.

O tratamento para esse problema inclui recursos terapêuticos e psíquicos. Segundo médicos e profissionais da saúde, o tratamento com gabapentina pode ser indicado na maioria dos casos, para combater a dor no couro cabeludo.

2. Dermatite

Dor no couro cabeludo, o que pode ser? Causas e tratamentos
Dermacentrum

A dermatite é uma reação alérgica que gera sintomas como, por exemplo, coceira, vermelhidão, descamação, além do aparecimento de bolhas e caspas. A principal causa dessa doença é devido ao contato com metais, sabonetes ou até mesmo água poluída.

Ademais, o tratamento depende do tipo de dermatite que o indivíduo desenvolveu, no entanto, a maioria dos casos são tratados com o uso de shampoos específicos.

3. Proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo

Haskell

Fungos e bactérias podem causar infecções como a foliculite e o carbúnculo, desenvolvendo portanto, sensibilidade e dor no couro cabeludo. Essa proliferação é mais comum em pessoas com diabetes, com doenças da pele, como, por exemplo, eczema.

O tratamento é feito por meio de shampoos antifúngicos, como Cetoconazol, ou aplicação de antibióticos, como Eritromicina ou Clindamicina.

4. Penteados apertados

Pinterest

Tome cuidado ao deixar o cabelo muito apertado ou preso por muito tempo. Aliás, ao fazer isso, além de deixar o cabelo quebradiço, você pode desenvolver dor no couro cabeludo.

5. Pediculose

Dor no couro cabeludo, o que pode ser? Causas e tratamentos
Dráuzio Varela

Primeiramente, a pediculose nada mais é do que uma infestação por piolhos, que afeta principalmente crianças. Os piolhos alimentam-se apenas de sangue e multiplicam-se muito rapidamente, por isso, é importante que esse problema seja solucionado o quanto antes.

Para isso, use diariamente, no couro cabeludo, shampoo ou uma loção à base de permetrina ou dimeticona que matam os piolhos e um pente fino para ajudar a retirá-los.

6. Arterite temporal

Arterite

A arterite temporal é uma doença inflamatória crônica, que atinge as artérias da circulação sanguínea e provoca sintomas como, por exemplo, febre, dor de cabeça, dor no couro cabeludo, anemia, e mal estar.

O tratamento consiste no uso de corticoides, analgésicos e antipiréticos.

7. Procedimentos químicos no couro cabeludo

Bellkey

Por fim, é importante salientar que algumas tintas ou produtos químicos podem conter substâncias agressivas que deixam o couro cabeludo sensível, causando dor na região, além de problemas como alergias e queimaduras.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta