Área dos olhos – Rotina para evitar rugas, bolsas e olheiras

Nosso corpo precisa de cuidados regulares. Não somente para nos sentirmos mais bonitas, mas também para manter a saúde. Algumas partes, todavia, requerem um cuidado mais delicado e rotineiro, que é o caso da área dos olhos. Nessa região em específico, podemos notar a idade e a rotina que a pessoa possui, devido aparição de rugas, marcas de expressão, bolsas e olheiras.

Foto: L’oreal Paris

Para evitar o surgimento dessas marcas ou até mesmo remediá-las, a adoção de algumas rotinas no dia a dia ajudam bastante. Em outras palavras, essa região requer atenção devido a proximidade com o globo ocular, ou seja, não se pode aplicar qualquer produto.

Outra ação especial na área do olhos, são as massagens. Por se tratar de uma região hipervascularizada, a execução de massagem nessa parte, ajuda a combater a formação das bolsas e das olheiras, evitando a aparência de cansaço.

Como surgem as olheiras e rugas ?

O rosto humano possui muitos músculos apesar de ser relativamente pequeno, se comparado a outros animais. Entretanto, possuímos e fazemos muitas expressões ao longo da vida, mexendo a região do maxilar e dos olhos em quase todas as conversas. Devido a esse uso extremo, é comum que as linhas de expressão e marcas, surjam pelo rosto, incluindo na área dos olhos.

Essa região é composta por uma camada de pele bem fina, o que facilita a fixação das rugas ao longo dos anos. O processo de envelhecimento também contribui para a perca de colágeno, que consequentemente, facilita o surgimento de manchas, flacidez e das rugas. Já as olheiras, também podem ser influenciadas por esses fatores, porém, sua origem tem indícios mais específicos.

Atualmente existem algumas classificações de olheiras, que são: melânicas, sanguíneas, vasculares e constitucionais. Devido essas classificações, a visita à um dermatologista antes de tratar esse problema é recomendada, pois a origem das olheiras pode estar ligada a fatores genéticos, hormonais ou comportamentais. Já as bolsas, por fim, são consequência do acúmulo de líquidos e/ou gorduras, sendo consequência da má alimentação, privação de sono, consumo de álcool e cigarros.

Rotinas de cuidado

Além de produtos específicos, algumas ações podem ajudar a evitar e também tratar o aparecimento de olheiras, rugas e bolsas, na área dos olhos.

Remoção de maquiagem

Área dos olhos- rotinas no dia a dia para evitar rugas, bolsas e olheiras
Foto: Oriflame

Esse passo, já faz parte da rotina de cuidados diários de muitas pessoas, principalmente em realiza skincare. Porém, quando se trata dessa região, é preciso ter mais atenção na hora da limpeza.  Devido ao acúmulo de maquiagem nessa área, principalmente de máscara para cílios, pode contribuir na formação de manchas e olheiras.

Massagem

Área dos olhos- rotinas no dia a dia para evitar rugas, bolsas e olheiras
Foto: L’oreal Paris

Como dito anteriormente, a área dos olhos é bastante vascularizada, por isso, massagear essa região pode contribuir para uma maior circulação do sangue, gerando a produção de colágeno. Com isso, consequentemente, retardar a formação de bolsas e rugas. Existe uma técnica muito simples, com os dedos médios, comece fazendo uma leve pressão na parte externa do olho, depois, movimente no sentido de nariz até as pálpebras. Após esse movimento, massageie também as têmporas e faça mais alguns movimentos, como o anterior.

Óculos e protetor solar

Área dos olhos- rotinas no dia a dia para evitar rugas, bolsas e olheiras
Foto: Nipne

Mesmo que pareça estranho no princípio, aplicar o protetor solar pode na área dos olhos, ajuda a combater a formação de manchas e diminuindo as olheiras. Já o uso dos óculos, principalmente durante passeios e caminhadas, onde há maior exposição de raios solares, ajuda a proteger a pele sensível dessa região.

Alguns tratamentos para área dos olhos

Caso você não sinta melhoras com esses cuidados diários, existem alguns produtos e tratamentos que podem lhe auxiliar. Todavia, é recomendado a consulta com um dermatologista e para alguns desses procedimentos, você deverá buscar ajuda de um profissional de estética.

Vitamina C

Foto: Fleur & Bee

Essa vitamina, além de ser encontrada em alimentos, também pode vir adicionada a alguns produtos cosméticos. No caso da vitamina C para a área dos olhos existem cremes, pomadas e tipos de gel, facilitando a absorção da pele e o contato com a substância. Essa substância é boa, pois trata-se de um poderoso antioxidante, que atua na estimulação da produção de colágeno e na redução das bolsas. A vitamina C também atua na reversão dos sinais de envelhecimento provocados pela exposição aos raios UV.

Ácido Hialurônico

Área dos olhos- rotinas no dia a dia para evitar rugas, bolsas e olheiras
Foto: Harper’s Bazaar

Produzido pelo nosso corpo, o ácido hialurônico é um ótimo aliado na manutenção da hidratação da pele. Ele é perfeito ao adicionado em produtos, pois as taxas de rejeição e alergia são baixas. Porém, se você busca por resultados mais rápidos, o uso do ácido pode não lhe satisfazer, já que ele é um investimento a longo prazo. Funcionando, afinal, como uma medida preventiva à rugas e olheiras.

Toxina botulínica

Foto: Dream Plastic

Mais popularmente conhecida como botox, as injeções de toxina botulínica são comuns em tratamentos para de rugas e linhas de expressão. Ele funciona basicamente como um paralisante, lembra que comentamos anteriormente que mexemos muito os músculos do rosto? Pois é, se você não consegue mexer, não vai marcar. E é assim que o botox funciona. As sessões de aplicação variam em torno de duas a três por ano, mas devem ser realizadas por um profissional autorizado.

Blefaroplastia

Área dos olhos- rotinas no dia a dia para evitar rugas, bolsas e olheiras
Foto: Hospital América

Sem dúvida é o procedimento mais invasivo dessa lista, pois trata-se de um cirurgia plástica. Esse procedimento consiste na retira do excesso de pele presente na área dos olhos e tem durabilidade de 10 anos. Todavia, essa cirurgia é mais recomenda para pacientes cuja visão já está sendo afetada pelo excesso de pele.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta