Mancha de parede – 7 truques infalíveis para limpar a sujeira

Mancha de parede – 7 truques infalíveis para limpar a sujeira

Mancha de parede é algo difícil de evitar, ainda mais se tiver crianças em casa ou for uma área em que as pessoas encostam muito. Por isso, para quem não gosta de marcas aparecendo pela residência, aprender a como tirar mancha de parede é essencial.

Contudo, riscos, lascas e manchas nas paredes podem ser removidas com alguns truques e produtos que não danificam a pintura, de modo que ela fique preservada por mais tempo.

Mancha de parede

Antes de seguirmos para manchas específicas, é legal saber que você pode realizar a limpeza geral da sua parede, principalmente se for branca, de forma simples seguindo esses passos:

  • Manchas fracas: com detergente e água morna, esfregue levemente a mancha utilizando esses produtos e um pano branco macio;
  • Manchas fortes: faça uma mistura de água morna e vinagre branco (mesmas proporções para os dois), também esfregando em movimentos circulares leves a área manchada.
Fonte: Decor Fácil

Contudo, nem todas as manchas são iguais e, por isso, é preciso seguir maneiras diferentes de limpeza.

Manchas de mãos

As marcas mais comuns de se ver em uma parede, são as de mãos. Sendo assim, a técnica utilizada nesse caso é a de detergente comum, água morna e um paninho branco ou esponja macia.

Marca de lápis grafite

Fonte: Freepik

O lápis comum, de grafite, risca paredes facilmente, mas não é difícil de ser removido. Para esse tipo de parede manchada, apenas utilize uma borracha branca, de forma leve, para não estragar a pintura da parede.

Marca de lápis colorido ou canetinha

Parede manchada de canetinha ou lápis de cor é o terror das casas com crianças. Para esse tipo de mancha, é necessário um solvente que tire o pigmento. Neste caso, é preciso cuidado para não aumentar a mancha.

Sendo assim, é necessário álcool ou acetona. Com isso, utilize um cotonete molhado em um desses produtos. Aplique com cuidado, sem esfregar com força.

Se a parede for colorida, essa limpeza pode, na verdade, danificar a pintura. Desse modo, optar por tintas laváveis na hora de pintar a casa é uma boa dica.

Marca de mofo

Como tirar mancha de parede – 7 dicas para a limpar paredes
Fonte: Blog Cristiano

No caso da parede manchada por mofo, use vinagre branco com água morna, aplicando com esponja macia. Repita o processo até saírem todos os pontos escuros.

Caso a mancha seja muito forte, água sanitária diluída em água comum pode ser eficaz.

Mancha de parede com gordura

As machas de gordura ou de mãos engorduradas também podem sair com detergente comum e água morna. No entanto, deixe o detergente por mais tempo agindo em cima da mancha antes de limpá-la. Não use produtos desengordurantes específicos nas paredes, apenas o detergente.

Por fim, lembre-se de sempre secar a parede após usar qualquer produto na sua parede.

Gostou dessa matéria?

Please follow and like us:
Dicas e truques