Joias de ouro – Por que escurecem, dicas e cuidados com as peças

Joias de ouro – Por que escurecem, dicas e cuidados com as peças

Não existem dúvidas de que quando o assunto são acessórios, as mulheres adoram as joias. Sem forem douradas e brilhantes, melhor ainda. Sendo assim, cada peça precisa ter uma boa durabilidade e aparência de novas, então, é preciso cuidar bem de suas joias de ouro.

Quando o assunto são joias, existem muitas dúvidas. Afinal, são objetos caros e que, naturalmente, todos querem ter cuidado para que durem por bastante tempo. No entanto, as precauções para manter essa longa-vidas das joias de ouro não são difíceis e podem ser facilmente seguidas.

Joias de ouro

Joias de ouro – cuidados com as peças
Fonte: Patiala Jewelers

O ouro é um metal considerado raro e dificilmente é encontrado puro. Por isso, os objetos feitos desse material são popularmente conhecidos, desejados e apreciados. Por isso, com toda esse valor, as joias de ouro sempre devem receber um cuidado maior tanto ao serem usadas, quanto guardadas.

Sendo as joias de ouro objetos tão caros e que chamam a atenção, sempre queremos que elas estejam bonitas e brilhantes, aparentando serem novas. Sendo assim, cuidados simples e nada difíceis podem garantir esse brilho e aparência por longos anos, sendo possível passar as peças de geração em geração, como é o costume em muitas famílias.

Porque joias de ouro ficam escuras

Fonte: Ouro Nobre

Quimicamente falando, o elemento ouro nunca é encontrado puro. Existem outros metais misturados com ele, como o cobre, metal que está na maioria das ligas de ouro. Por isso, o fenômeno da oxidação já é esperado nas joias de ouro.

Por isso, a mudança de cor na joia acontece. Esses outros metais misturados ao ouro, quando entram em contato com o ar, alteram a cor original. Contudo, isso não prejudica a qualidade da peça, sendo uma mudança superficial.

Essa oxidação e mudança de cor da joia de ouro podem ser mais intensificadas se estiver mais próxima ao mar, fica por muito tempo em contato com a pele ou se é guardada de forma errada. Sendo assim, vamos aprender os cuidados básicos com esse tipo de joia.

Como cuidar de joias de ouro

Basicamente, as joias de ouro não precisam de uma grande perda de tempo sua para elas. Em suma, basta que você crie hábitos e guarde-as da maneira certa, não ignorando a limpeza simples que necessitam.

1. Evite certos líquidos

As joias de ouro não devem ser usadas ao se tomar banho quente, ao entrar na piscina com cloro ou no mar. Resumindo, altas temperaturas, o sal em contato com o metal e produtos químicos como o cloro vão estragando as camadas de ouro ao longo do tempo.

Além disso, não se deve dormir com as joias de ouro. Enquanto dormimos, podemos fazer movimentos que amassam e arranham as joias. Ainda, elas podem até nos machucar.

2. Flanela: a amiga

Fonte: Revendedor

Para limpar sua joia de ouro, não precisa de mais nada além de uma flanela limpa e seca, fazendo movimentos em círculos. Caso a sujeira esteja difícil de sair, umedeça a flanela. Não caia no conto de limpar com creme dental, álcool ou chás.

3. Sem produtos químicos

Joias de ouro – cuidados com as peças
Fonte: Zeca Moraes Joalheiro

Mesmo que o ouro seja um metal resistente, ele também perde seu brilho e durabilidade se ficar em contato constante com produtos químicos fortes, como o cloro.

Desse modo, evite jogar perfumes, cremes e sabonetes diretamente sobre as peças, além de outros químicos de limpeza pesada. Em suma, esses produtos aceleram a oxidação e desgastam as camadas das joias de ouro.

4. Como guardar

Fonte: Pinterest

Como é um metal, o ouro pode ser arranhado facilmente. Por isso, guardar suas joias de ouro em porta-joias, estojos ou gavetas com divisórias sempre é seguro. Desse modo, elas não ficarão arranhadas umas pelas outras.

5. Peças com diamantes, pedras ou pérolas

Fonte: Freepik

Se o ouro já é requintado, os diamantes nem se fala! Ainda mais valiosas, essas pedras precisam de cuidados mais sérios. Sendo assim, sempre que usar uma joia com diamantes, limpe assim que for guardar.

Para a limpeza, pode-se usar a flanela seca, mas é melhor usar água morna, sabão neutro e uma escova de cerdas macias para ficaram reluzentes.

Mesmo que o diamante seja uma pedra super resistente, proteger essa belezinha de arranhados e impactos também é bom. Assim sendo, guarde casa peça que tem diamantes de modo separado das outras.

Joias de ouro – cuidados com as peças
Fonte: Pixabay

Pérolas também são gemas muito delicadas. Por isso, o contato com água, perfumes e cremes deve ser evitado. Ainda, a limpeza deve ser feita apenas com o pano macio, pois escovas vão arranhar a pérola.

Please follow and like us:
Dicas e truques