Unhas de acrílico – Como é a aplicação, manutenção e remoção + dicas

Unhas de acrílico – Como é a aplicação, manutenção e remoção + dicas

22 de novembro de 2020 0 Por FB

Hoje em dia, mais do que nunca as unhas são vista como formas de expressão e por isso surge constantemente novos modelos e tendências que fazem a cabeça da mulherada. A moda da vez são as unhas compridas e decoradas. No entanto, ter unhas grandes não é uma tarefa simples, por isso a popularização das técnicas de alongamento de unhas. Uma das mais conhecidas e adotadas são as unhas de acrílico.

As unhas de acrílico são ótimas para quem tem dificuldade em deixar as unhas naturais crescerem, além de ser uma opção mais resistente e duradoura que oferece uma infinidade de artes e formatos. Além disso, se tornou uma febre entre as celebridades e influenciadoras digitais.

Desse modo, a técnica de alongamento de unhas com acrílico oferece um visual natural as unhas e esmaltes intactos por muito mais tempo. Portanto, hoje iremos conhecer mais sobre as unhas de acrílico, como é feita a aplicação, manutenção e remoção. Além de tirar outras dúvidas sobre esse procedimento.

As unhas de acrílico

Pinterest

As unhas artificiais surgem com uma opção para quem tem dificuldade em deixar a unha crescer naturalmente, independentemente do motivo. Essas unhas são mais resistentes do que as naturais e oferecem uma maior durabilidade do esmalte. Elas não descascam tão facilmente, mantendo o esmalte intacto por até 30 dias dependendo dos cuidados com as unhas.

Hoje em dia, principalmente pelo uso de técnicas de alongamento de unhas por celebridades e influenciadoras a busca por unhas artificiais aumentou consideravelmente. E o melhor é que existem diversas técnicas para alongar as unhas, usando diversos materiais, como gel, porcelana e acrílico.

No caso das unhas de acrílico, o procedimento de alongamento utiliza uma mistura feita com pó acrílico e líquido acrílico que é feita no próprio pincel. Dessa forma, cria uma espécie de massa que é aplicada sobre a unha natural e a extensão. Diferentemente da unha de gel, que precisa usar uma cabine de lâmpadas UV ou LED para secar, as unhas de acrílico secam sozinhas. Desse modo, a unha artificial fica bem rígida e resistente.

Aplicação das unhas de acrílico

Mão Feita

A aplicação das unhas de acrílico não é muito difícil, mas deve ser realizada por uma profissional especializada na técnica para ter um resultado satisfatório. Primeiramente, a profissional irá colar as tips nas unhas naturais, aquelas extensões para dar o molde.

Em seguida, é aplicada a mistura acrílica sobre as unhas para juntar as tips com as unhas naturais. Após a secagem começa a etapa de modelagem da unha artificial, que é feita com uma lixa e depois polida para oferecer aquele visual natural. Por fim é só esmaltar de acordo com a preferência do cliente e está pronta as unhas de acrílico.

O procedimento todo não é tão rápido, entre as passadas de camada, secagem, lixamento podem durar entre uma hora e meia e três horas. Além do tempo para cuticulagem e esmaltação. Mas a durabilidade da técnica compensa e é uma das maiores vantagens de adotar as unhas acrílicas. Se bem cuidada, as unhas podem durar entre 25 a 30 dias. No entanto, nesse tempo é preciso fazer a manutenção das unhas para manter o resultado.

Manutenção das unhas de acrílico

Lifestyele ao Minuto

Esse tipo de alongamento de unha tende a durar mais do que a unha comum, dependendo do crescimento da natural e claro, dos cuidados da cliente. Com as unhas de acrílico é preciso ter cuidado redobrado com as mãos. Nos primeiros dias pode ser um pouco mais complicado realizar tarefas simples do dia a dia, mas nada que se adapte com o tempo.

Geralmente, as unhas de acrílico duram até 30 dias, mas apesar do esmalte não descascar, conforme a unha natural vai crescendo é preciso retocar essa parte. E após o retoque é preciso lixar novamente para moldar o tamanho ou até mesmo refinar o acabamento. Na hora de cortar as unhas de acrílico é preciso utilizar um alicate específico para esse tipo de material. O mesmo vale para a lixa, que tem que ser diferente da comum, que é usada em unhas naturais.

Mas além disso, por mais que a cliente tenha cuidado pode ser que uma unha ou outra quebre nesse período. Nesses caso é preciso refazer o alongamento desde o começo. Então, para não haver quebras ou descolamentos, e para retocar a parte da unha que cresce a recomendação é que a manutenção seja feita a cada 15 dias.

Remoção

Pinterest

Quando você cansar das unhas de acrílico e quiser removê-las o ideal é procurar um profissional para fazer o procedimento. Tente não fazer isso sozinha para não estragar as unhas naturais e jamais tente puxar ou tentar dissolver a massa de acrílico com acetona de qualquer jeito.

Como as unhas de acrílico são coladas nas unhas naturais, é necessário usar a técnica e os produtos certos para isso, para evitar fragilizar ou até mesmo danificar as suas unhas. Contudo, apesar de tomar todos os cuidados na hora de remover as unhas artificiais, a parte da unha que estava coberta demora um pouco para se recuperar completamente.

Mas se não tiver como procurar um profissional, a dica é mergulhar as unhas em um recipiente com acetona por cerca de 20 minutos ou então deixe elas envoltas com algodão com acetona. Então, depois desse tempo utilize um afastador de cutícula para remover o acrílico amolecido.

Lembrando que a remoção realizada por profissionais faz com que as unhas não quebrem ou fiquem lascadas, ajudando na sua recuperação. Mas além disso é importante tomar alguns cuidados após a remoção para que as unhas naturais cresçam e se mantenham saudáveis.

O ideal é usar óleos fortificantes e cremes hidratantes. Além disso é muito importante lixar corretamente e cuidar das cutículas sempre para manter unhas sempre bonitas, naturais ou artificiais.

Vantagens e desvantagens

Nails

Parece muito bom não é mesmo? E realmente é, as unhas de acrílico tem boas vantagens, mas assim como tudo na vida, também tem o seu lado ruim.

Vantagens

  • Longa durabilidade das unhas artificiais;
  • Ter unhas feitas e bonitas sempre;
  • Aumentar o comprimento das unhas mais rapidamente;
  • Facilidade de remoção se comparada a outras técnicas de alongamento.

Desvantagens

  • Necessidade de manutenção regularmente;
  • Pode deixar as unhas naturais manchadas;
  • É recomendando fazer um intervalo de aplicação para as unhas se recuperarem;
  • Pode danificar e fragilizar as unhas na hora da remoção.

Dicas e cuidados

Notícias ao Minuto

E para finalizar, algumas dicas e cuidados para quem tem ou pretende colocar unhas de acrílico.

  • De fato, esse tipo de alongamento pode acabar prejudicando as unhas, deixando-as quebradiças, fracas e ressecadas. Além disso é possível ocorrer ondulações devido ao traumatismo. Em casos graves, pode ocorrer até infecções fúngicas, bacterianas e irritações devido a alguns produtos usados na hora da aplicação.
  • Por isso é importante tomar alguns cuidados quanto a isso, principalmente observar a condição das unhas naturais. Se notar que elas estão doloridas, ou que a pele ao redor está avermelhada ou apresentar descamação é preciso remover o quanto antes e procurar um dermatologista.
  • Uma recomendação muito importante é sobre o uso constante de unhas de acrílico, que não é o ideal. É muito importante dar um intervalo entre uma aplicação e outra, já que o uso frequente pode acabar prejudicando a saúde das unhas naturais.
  • E após remover as unhas de acrílico evite usar esmalte logo depois. Procure passar muito creme hidratante na unha e só depois de algum tempo volte a passar esmalte.

Enfim, o que você achou dessa matéria?

Fontes: ELLE Dicas de Mulher

Imagens: Notícias ao Minuto Pinterest Mão Feita Lifestyle ao Minuto Pinterest Nails Mulher e Beleza