Pote da calma, como fazer? Origem, passo a passo e inspirações

Pote da calma, como fazer? Origem, passo a passo e inspirações

19 de novembro de 2020 0 Por FB

Você sabia que existe um brinquedo que pode acalmar seus filhos? Isso mesmo! De fato, o pote da calma tem sido um sucesso entre crianças e adultos, isto porque o objeto mágico ajuda na concentração e no controle das crises de ansiedade.

Além disso, o método educativo foi criado por uma médica e educadora, assim é possível montar o pote da calma em casa junto com os pequenos. Ao passo que, os pais desenvolvem uma forma de auxiliar os filhos emocionalmente, como também praticam uma tarefa nova em família.

Dessa forma, vamos aprender a origem do pote da calma, como fazer e algumas inspirações de formatos e cores. Ademais, divirta-se com a criançada e depois explique para elas como devem utilizar o brinquedo, especificando os momentos de raiva, tristeza e dificuldades.

Origem do pote da calma

O nome “pote da calma” foi originado do inglês Calming jar, inspirado na abordagem montessoriana. A partir disso, o método foi desenvolvido em 1907 por Maria Montessori, a primeira mulher da Itália formada em medicina.

Pote da calma
Balão mágico

A ideia do brinquedo é distrair a pessoa com a tinta e o glitter que se movem dentro do pote. Assim, a calmaria faz com que a respiração melhore e o pico de estresse se normalize. Além disso, a sensação causada estimula a criatividade e a vontade de expressar os sentimentos.

Na época, Montessori trabalhava como educadora e precisava de uma ferramenta para auxiliar no aprendizado mais criativo. No entanto, ela criou muito mais do que isso, o pote da calma ajuda os pais até mesmo nas situações de briga ou choro excessivo das crianças.

Como fazer o pote da calma?

Pote da calma
Blissful Kids

Materiais

  • Um pote de vidro com tampa (poder ser garrafa acrílica ou de plástico);
  • Uma ou duas colheres de sopa de cola com glitter (formatos e cores que quiser);
  • Três ou quatro colheres de chá de purpurina;
  • Uma gota de corante alimentar (da sua cor favorita);
  • Água quente.

Passo a passo

Antes de tudo, observe a capacidade do seu recipiente para não exagerar na quantidade de água. Isto porque, você deve deixar um espaço na parte superior do pote da calma, considerando que vai agitá-lo.

Dessa forma, coloque a água para esquentar e depois despeje no pote. Em seguida, insira a cola glitter e mexa até que se desmanche na água. Logo após, adicione a purpurina e misture novamente. Por último, adicione o corante alimentar e feche bem a tampa. Prontinho, já pode fazer uso do seu pote da calma.

Inspirações

cores e formatos
Tulalip News
Pote da calma
Twitter
garrafas com brilhos
Psicologias do Brasil
vidro enfeitado
Psicologia Acessível
método montossori
Ecosost
Glitter no vidro
Meu estilo de Mãe

E aí, vai adotar esse método na sua família? Se gostar, compartilhe com outras pessoas, assim você ajuda mais crianças e adultos. A saber, o pote da calma tem sido acrescentado nas técnicas de aprendizado, criatividade e atividades sensoriais.

Por fim, o que achou dessa matéria sobre pote da calma?

Fontes: Razões para acreditar, Lunetas, Mamãe Tagarela e Pais e Filhos

Imagens: Balão mágico, Psicologias do Brasil, Twitter, Tulalip News, Blissful Kids, Bingham, Psicologia Acessível, Ecosost e Meu estilo de Mãe