Lua de Mel, qual é a origem? História + 12 destinos para viajar a dois

Lua de Mel, qual é a origem? História + 12 destinos para viajar a dois

22 de novembro de 2020 0 Por FB

Se está recém casado(a), ou ainda pretende se casar, essa matéria é para você! A maioria dos casais, após o casamento, querem desfrutar de uma viagem romântica, entretanto, você já parou para pensar porque a viagem de núpcias se chama lua de mel?

Bom, a verdade é que não se sabe exatamente a origem correta da lua de mel. A história é muito longa e envolve diferentes povos, como, por exemplo, os babilônios e nórdicos. Portanto, para contá-la, vamos voltar a muitos anos atrás, sendo mais exatos, a mais de 3.000 anos atrás

Além disso, vale lembrar também, que ao final do texto, separamos 12 destinos incríveis para viajar a dois. Afinal, não há nada mais marcante para o casal do que a viagem de núpcias, não é mesmo? Ainda mais quando aproveitada em um lugar inesquecível.

Qual origem do nome Lua de Mel?

Qual origem da Lua de Mel? – 12 destinos para viajar a dois
Foto: Gazeta Online

Ao que tudo indica, o nome lua de mel, vem dos antigos costumes nórdicos, do século XVI. Na época, os recém-casados eram ensinados a beber hidromel (bebida alcoólica, feita com mel) durante a primeira lua cheia ou na lua completa mais próxima do casamento.

Por fim, entende-se que a junção do nome lua + hidromel, deu origem a palavra lua de mel.

Diferentes tradições de casamento

Babilônia

Lua de Mel: Babilonia
Foto: Grécia Antiga

Há indícios da existência da lua de mel na Babilônia, desde 3.500 anos atrás. Na época, o pai da noiva era destinado a presentear o noivo com hidromel durante trinta dias (ou a duração de uma lua), com a finalidade de desejar sorte e fertilidade para o casal.

Roma

Lua de Mel: Roma
Foto: Viagem Itália

Pelo contrário da Babilônia, em Roma, eram as mães das noivas que depositavam, durante uma lua, uma vasilha com mel no quarto do casal.

O mel, além de representar a fertilidade, na época, era usado pelas noivas para passarem na pele, para manter ela hidratada e revigorada.

Nórdicos

Lua de Mel - nórdicos
Foto: Cena Medieval

Os nórdicos, segundo historiadores, bebiam o hidromel durante o seu casamento, pois a bebida era considerada uma benção mágica. Isso porque, na religião, Odin, pai dos deuses, teve o hidromel como seu único alimento, o que lhe concedeu poderes.

A fé era que o homem e a mulher que bebessem o hidromel quando iam se casar, ganhavam a benção dos deuses para conceber filhos e filhas.

Alemães

Alemães - Lua de Mel
Foto: Alexandre Casttro

Na Alemanha, durante a idade média, o costume era dos casamentos acontecerem durante a lua cheia. Além disso, os casais também bebiam o hidromel na comemoração e durante trinta dias após a cerimônia.

Do mesmo modo que nas outras tradições, o motivo para beber a bebida,  era para o casal ter fertilidade e alegria no casamento.

Inglaterra

Foto: People

Mas, e a viagem de lua de mel, quando surgiu essa tradição? Bom,  a princípio, historiadores indicam que essa prática teve inicio no século XIX, na Inglaterra.

Anteriormente, no início da era moderna, logo depois do casamento, os casais da burguesia, na Inglaterra, aproveitavam para viajarem e se conhecerem melhor. Entretanto, as viagens eram feitas unicamente para casas de outros parentes distantes que não tiveram a oportunidade de comparecer na cerimônia.

Católica

Lua de mel católica
Foto: Aleteia

O Vaticano, apesar de não seguir a tradição de beber o hidromel, ou realizar as cerimônias durante a lua cheia, aceitou o termo lua de mel. A justificativa, usada pela igreja, é de que o alimento significa amor eterno e doçura, já que se torna mais doce com o passar do tempo.

Viagem de lua de mel: 6 destinos Brasileiros para conhecer a dois

1. Fernando de Noronha, Pernambuco

Destinos para lua de mel: Fernando de Noronha
Foto: Catraca Livre

É provável que você já tenha ouvido falar de Fernando de Noronha. Localizada em pernambuco, o arquipélago é um dos destinos favoritos entre os famosos e, oferece paisagens e passeios maravilhosos para os recém-casados.

Antes de ir visitar o local, é importante lembrar de conferir a época certa (evitar datas de seca entre abril e julho). A ilha se mantém em uma média de temperatura de 28ºC durante todo o ano, entretanto, é bom ficar de olho na previsão do tempo, caso surjam imprevistos.

O mar cristalino de Fernando de Noronha é a atração principal do local. Entretanto, há também muitos passeios e mergulhos como, por exemplo, o nado na baía do sancho e trilhas pela ilha.

Dica: A ilha tem um número de visitantes limitado e cobra uma diária por dia para cada pessoa, para preservação. Então, organize-se com bastante antecedência.

2. Búzios, Rio de Janeiro

Foto: Viagens Cinematográficas

Também chamada de Saint Tropez Brasileira, Búzios é uma cidade charmosíssima, no Rio de Janeiro. Suas ruas, remetem aos tempos coloniais, assim como seus bares e restaurantes. Tudo por lá é muito lindo e apaixonante!

No local, se encontra mais de 20 praias, todas diferentes uma da outra, exceto pela água cristalina. Além disso, se o casal for aventureiro, vale aproveitar para conhecer esportes como stand up, surf e windsurf, fazer passeios de caiaque, buggy, ou até mesmo de cavalo. Não faltam opções para se divertir.

Ah, e não podemos deixar de dar destaque aos lindos mirantes da cidade, como, por exemplo o Mirante de João Fernandes, Mirante da Brava e o Mirante do Forno.

3. Costa do Sauípe, Bahia

Diário do Aço

Próxima a salvador, na Bahia, a Costa de Sauípe, fica no município de São João. O local, que antes era muito pequeno, se tornou casa de cinto hotéis de luxo e seis pousadas temáticas.

Esses empreendimentos, são espalhados nos 6km de areia branca e coqueiros, de uma praia espetacular.

Entretanto, o local não se resume apenas nos hotéis. Além de poder aproveitar as mordomias de hospedagem, suas núpcias podem ser comemoradas na Vila Nova, um espaço repleto de barzinhos que, frequentemente, promovem shows e também um luau com fogueira.

4. Gramado, Rio Grande do Sul

Destinos para lua de mel: Gramado
Foto: Eu Amo Gramado

Frio, chocolates, vinhos e hotéis super aconchegantes com lareiras, parece o combo perfeito para aproveitar bem a noite de núpcias, e é! Essas são as principais atrações de Gramado, no Rio Grande do Sul, responsáveis por tornar a cidade um dos pontos favoritos dos casais apaixonados.

Entre as atrações principais para aproveitar a dois está as visitas a locais como o Lago Negro, Rua Coberta, Snowland, Fabricas de chocolate e por último, mas não menos importante, a Fonte do Amor Eterno, onde os casais colocam um cadeado com seu nome, simbolizando o amor dos dois, ao estilo das cidades europeias.

Por fim, ao marcar sua viagem para Gramado, dê preferência a datas próximas ao natal. Isso porque, na época natalina, a cidade fica toda iluminada e decorada, deixando o clima ainda mais agradável.

5. Angra dos Reis, Rio de Janeiro

Foto: Zarpo Mag

Um verdadeiro paraíso no Ceará, a Canoa Quebrada é uma praia pacífica de águas esverdeadas, areia branca e com uma ótima infraestrutura.

Por ser pequena e muito preservada, a praia de Canoa Quebrada proporciona um clima tranquilo e agradável para os recém-casados e, agrada até mesmo os baladeiros, com seus restaurantes, baladas e cafés, localizados no Broadway.

Quem vai à lua de mel, não pode deixar de conhecer as dunas, fazer um voo de parapente e um passeio de jangada pelo mar cearense.

6. Maceió, Alagoas

Destinos para a lua de mel: Maceió
Foto: Salinas

Chamada de caribe brasileiro, a capital de Alagoas, Maceió, é, literalmente, banhada de inúmeras praias de águas transparentes, como a Praia do Gunga e a Praia de Pajuraça.

Por lá, faz calor em todas as épocas do ano. Além disso, outro benefício que os pombinhos que visitam o local podem desfrutar, são as encantadoras piscinas naturais que se formam em volta de lindos coqueirais.

Atrações como bares, restaurantes, cafés e passeios de barcos ou jangadas, são outro destaque para os casais que viajam durante a lua de mel.

6 destinos fora do Brasil para conhecer após o casamento

1. Buenos Aires, Argentina

Viagem para fazer a dois - Buenos Aires
Foto: Forbes

Super charmosa e próxima ao Brasil, Buenos Aires, na Argentina, é uma ótima opção de destino para os recém-casados aproveitarem, na Lua de mel. O clima agradável e elegante da cidade, tornam os momentos a dois ainda mais emocionantes.

Entre as atrações sugeridas, está aproveitar os restaurantes do bairro Porto de Madeiro e a visitação ao Teatro Colón, onde acontece as tradicionais apresentações de tango e ópera.

Além disso, outro ponto importante a se destacar sobre Buenos Aires, são os valores dos pacotes de viagem, que costumam ser muito mais baratos do que para outros destinos argentinos.

2. Ilhas Maldivas, Oceano Índico

Revista Hotéis

Com mais de 1.200 ilhas, as Ilhas Maldivas são o destino ideal para quem procura por luxo e sofisticação, em meio a uma natureza exótica e deslumbrante.

Malé, a capital das ilhas, pode ser uma ótima opção para os casais que curtem natureza ou turismo de aventura. A emoção, começa logo no início da viagem, isso porque, para chegar até o resort escolhido, é preciso pegar um hidroavião, de onde dá para ver de cima a imensidão do Oceano índico.

Os resorts são muito parecidos, e se consistem em centenas de cabanas sobre as águas cristalinas, com decks, piscinas naturais e restaurantes. Programações como terapias ayurvédicas e rituais tântricos, podem ser uma opção para se aproveitar a dois.

3. Paris, França

Dica de viagem para lua de mel: paris
Imagem: Veja

Quando se pensa em Paris, não há como não lembrar dos casais. A cidade é o destino mais poético e romântico do mundo! O charme das ruas e o clima parisiense, são características que tornam qualquer viagem de lua de mel inesquecível.

Além de poder aproveitar passeios pelas famosas ruas francesas, conhecer a Torre Eiffel, visitar museus e monumentos históricos, apreciar um café no tradicional restaurante Les Deux Magots, em Paris, você pode desfrutar também de um passeio de barco romântico no rio Sena, que passa pelas principais ruas da tão famosa cidade iluminada.

Os mês mais agitados na cidade, são entre julho e novembro, portanto, evite ir nestas datas, prefira datas com menos procuras, pois os preços ficam mais acessíveis.

4. Cartagena, Colômbia

Dica de viagem: Cartagena
OGlobo

Já pensou poder aproveitar as belezas do Caribe, por um ótimo custo benefício? Pois, isso é possível em Cartagena, na Colômbia. Praias como, por exemplo, Isla Baru e Isla Grande, ficam localizadas na região e são ótimas opções para aproveitar a dois.

Para hospedagem, a cidade de Amurallada é a mais indicada. Além disso, no local é onde se concentra a maioria dos restaurantes e pontos turísticos.

Passeios para conhecer lugares como o Castelo de San Felipe, a Cidade velha e as Ilhas do Rosário, devem ser incluídos, sem dúvidas, na viagem de lua de mel.

5. Cusco, Peru

TripAdvisor

Cusco é um dos principais destinos do Peru, isso porque a cidade é a mais próxima de uma das atrações turísticas mais procuradas do mundo, o Machu Picchu. Todos que chegam no local, querem desbravar os templos sagrados da região.

Entretanto, nem só de Machu Picchu vive cusco. Os casais que visitam o lugar, podem aproveitar vários passeios interessantes, como visitar sítios arqueológicos, ruas com construções perfeitas, além de restaurantes que servem uma deliciosa comida local.

6. Colônia do Sacramento, Uruguai

Dica de viagem: Colônia do Sacramento
Foto: Quanto Custa Viajar

Banhada pelo Rio da Prata, a Colônia do sacramento é considerada um Patrimônio da Humanidade pela Unesco, por ser histórica e guardar traços marcantes das colonizações portuguesas e espanholas.

Por fim, a cidade é um prato cheio para os casais que amam cultura e história. Além de ser super tranquilo, o destino pode ser conhecido em poucos dias, portanto, é uma ótima opção para os pombinhos que não possuem muito tempo para a lua de mel ou que desejam viajar para outros lugares próximos à região, como por exemplo, Buenos Aires.

Enfim, gostou dessa matéria?

Fontes das imagens: Lápis de Noiva, Gazeta Online, Grécia Antiga, Viagem Itália, Cena Medieval, Alexandre Casttro, People, Aleteia, Catraca Livre, Viagens Cinematográficas, Diário do Aço, Eu amo Gramado, Zarpo Mag, Salinas, Forbes, Revista Hotéis, Veja, OGlobo, TripAdvisor, Quanto Custa Viajar.

Fontes: Carpe Mundi, Max Milhas, Santo Studio, Casamentos, Seguros Promo.