Kamala Harris – Quem é a primeira mulher negra Vice-presidente dos EUA

Kamala Harris – Quem é a primeira mulher negra Vice-presidente dos EUA

19 de novembro de 2020 0 Por FB

Com uma carreira brilhante, a senadora Kamala Harris, de 56 anos, sonhava em se tornar a primeira presidente negra dos Estados Unidos. Ela assumiu o segundo mais alto posto da democracia americana, a vice-presidência, dia 07 de novembro de 2020.

Nascida na cidade de Oakland, no estado americano da Califórnia, Kamala Harris é filha de imigrantes: Shyamala Gopalan, nascida no sul da Índia, e Donald Harris, originário da Jamaica. Sua ascendência, afinal, fez com que fosse considerada por muitos, um símbolo de representatividade no poder norte-americano. Como resultado, este fator colaborou na campanha de Biden.

Vice-presidente
Foto: Agora RN

Imediatamente, após o resultado do pleito, Kamala Harris postou no Twitter: “Esta eleição é muito mais do que Joe Biden ou eu. É sobre a alma da América e nossa disposição de lutar por ela. Temos muito trabalho pela frente. Vamos começar.”

1º discurso de Kamala Harris como vice-presidente

(Foto: Andrew Harnik/ El País) Kamala Harris e Joe Biden, em seu primeiro discurso logo após a vitória.

A princípio, Harris se dedicou a falar sobre as conquistas femininas e a importância da representatividade ao assumir o posto, juntamente com uma frase do congressista John Lewis, “A democracia não é um estado, é um ato”.

Definitivamente, o que ele quis dizer com isso é que a democracia americana não está garantida. A democracia é forte o suficiente quanto a nossa vontade de lutar por ela, guardá-la e nunca achar que ela vem de graça. Proteger a nossa democracia requer luta, sacrifício, por outro lado, há alegria e progresso nisso, porque nós, o povo, temos o poder para construir um mundo melhor”, afirmou a vice-presidente.

Essa época tem sido desafiadora, acima de tudo nos últimos meses, a tristeza, a dor, as lutas. No entanto, por outro lado, testemunhamos sua coragem, sua resiliência e a generosidade do seu espírito. Por quatro anos, vocês marcharam, se organizaram por igualdade, justiça, pelas nossas vidas, pelo nosso planeta”, disse ela, por fim.

Assista ao pronunciamento completo:

Em conclusão, sua campanha tem como objetivo principal lutar pelos direitos de todos, com foco em reformular direitos trabalhistas, o sistema de justiça criminal americano, além de fazer da saúde um direito para todos e apoiar a luta contra o uso abusivo de substâncias ilícitas.

Família e formação

Kamala Harris: conheça a primeira mulher negra a se tornar a Vice-Presidente dos EUA
(Foto: Getty Images) Kamala Harris e seu marido Doug Emhoff.

Kamala vem de uma família miscigenada. A mãe, Shyamala Gopalan, é primogênita de quatro irmãos de uma família do sul da Índia. Ela mudou-se para a Califórnia aos 19 anos, onde fez seu doutorado em Nutrição e Endocrinologia, na Universidade de Berkeley.

Formada em economia e ciências políticas, pela Universidade de Howard, Harris é casada com o advogado Doug Emhoff, que se tornou logo após da sua conquista, o primeiro “second gentleman”, ou seja “segundo cavalheiro”, na história dos Estados Unidos.

Emhoff é advogado. Sua especialização em direito é na área de mídia, esportes e entretenimento. Tem 56 anos, da mesma forma que Harris e, é fã número um da vice-presidente. Durante todos os momentos apoiou sua campanha e realizou frequentemente inúmeras declarações de amor nas suas redes sociais.

A nova vice-presidente dos EUA não tem filhos, mas, por outro lado, tem os dois enteados, fruto do casamento, há seis anos, com o advogado.

11 Curiosidades sobre a vice-presidente

Kamala Harris - Quem é a primeira mulher negra Vice-presidente dos EUA
Foto: O Globo
  1. Kamala, em sânscrito; significa “flor de lótus;
  2. A Principal bandeira de Kamala, entretanto, é a reforma do sistema prisional americano;
  3. Kamala se opõe ao governo de Jair Bolsonaro e culpou o presidente do Brasil pelas queimadas na Amazônia, em 2019;
  4. Anteriormente, como procuradora geral na Califórnia, Harris criou uma unidade contra crimes de ódio;
  5. Kamala tem o apoio de nomes como Barack e Michelle Obama. Com a finalidade de apoiar a candidata o ex-presidente dos EUA conta: “Por fim, Joe tem uma parceira ideal para ajudá-lo a enfrentar os desafios reais que a América enfrenta atualmente e nos próximos anos”;
  6. Harris tentou a indicação do partido Democrata para a Presidência dos EUA nas eleições de 2020 e, possivelmente, será candidata, em 2024;
  7. Como senadora, Harris concentrou seus esforços para que fossem aprovadas leis e medidas que beneficiam mulheres, pretos e a população de baixa renda;
  8. No senado, Kamala Harris se destacou pelas perguntas diretas dirigidas aos convidados das comissões das quais ela participa;
  9. Ela se tornou a terceira mulher, na história dos Estados Unidos, a concorrer à vice presidência (posteriormente foram Geraldine Ferraro e Sarah Palin, em 1984 e 2008, respectivamente);
  10. Entre as promessas feitas durante a sua campanha, ela defendeu aumento de salário para professores e licença maternidade e paternidade paga;
  11. Kamala afirma que a decisão mais importante de sua carreira foi quando ela retirou a Califórnia do acordo com grandes bancos, trazendo, portanto, US$ 20 bilhões de volta para o Estado.

Então, o que você achou dessa matéria?

Fontes: Twitter, Metrópoles, El País, El País 2, Yahoo Notícias, CNN Brasil, Infomoney,  Lofficiel.

Fontes das Imagens: O Globo, Reuters, El País, Getty Images, Agora RN.