Hidratação capilar, o que é? Tipos de cabelo, benefícios e como fazer

Hidratação capilar, o que é? Tipos de cabelo, benefícios e como fazer

Hidratar o cabelo já se tornou parte da rotina de cuidados capilares, mas todo mundo sabe como fazer e como isso é importante para o cabelo? Tanto se fala sobre hidratação capilar que meio que já virou um senso comum, muitas pessoas fazem por fazer e nem sabe o real benefício disso para os seus cabelos.

A hidratação capilar ou hidratação para os cabelos é um tratamento muito simples, que pode ser feito tanto no salão quanto em casa, e que é essencial para a saúde e boa aparência dos fios. Esse tratamento é feito por meio de máscaras hidrantes e outros produtos cosméticos com a finalidade de repor a água e os nutrientes perdidos aos fios e mantê-los bonitos e macios. Além de prevenir o ressecamento, por um fim as pontas duplas e contribuir para o crescimento e fortalecimento dos fios.

Contudo, por mais simples que pareça fazer uma hidratação capilar, algumas dicas podem fazer total diferença e deixar o resultado profissional. Portanto, hoje iremos entender melhor o que é a hidratação capilar, a sua finalidade e benefícios, e claro dicas de como fazer em casa e obter um resultado digno de salão.

A hidratação capilar

Women’s Health Brasil

A hidratação capilar, nada mais é do que um tratamento estético que tem como finalidade repor a água e os nutrientes perdidos ao cabelo. Diariamente, o cabelo é exposto a várias agressões, como poluição, vento, radiação solar, química e o uso de ferramentas de calor como o secador e a chapinha. Tudo isso faz com que os fios fiquem ressecados, opacos e sem vida.

Sendo assim, a hidratação é essencial na rotina de cuidados com o cabelo. Afinal, ela ajuda a reparar essas perdas e os efeitos das agressões cotidianas. Além disso, esse tratamento também ajuda a prevenir o ressecamento, acaba com as pontas duplas, ajuda no crescimento e fortalecimento dos fios, melhorando a sua aparência, dando brilho e maciez. Tudo isso sem contar que funciona também como um protetor de futuras agressões.

Esse tratamento é muito simples de ser feito, podendo ser feito em um salão profissional ou em casa mesmo. Contando que você tenha os produtos certos para o seu tipo de cabelo. Normalmente, os produtos usados na hidratação capilar são máscara de hidratação e/ou ampola de hidratação. Entre os principais ativos nutritivos usados nesses produtos estão as ceramidas, glicerina, óleos vegetais como de semente de uva ou amêndoas, óleo de argan entre outros.

O ritual de hidratação começa com a lavagem, que deve ser feita com um shampoo específico ao tipo de cabelo, para abrir as cutículas. Em seguida, com o cabelo úmido aplicar a máscara ou ampola hidratante e deixe agir no cabelo por alguns minutos. Por fim é só enxaguar o cabelo e aplicar o condicionador para fechar as cutículas. Porém, iremos falar mais detalhadamente sobre o passo a passo mais para frente.

Hidratação capilar e tipos de cabelo

DCI

Como dito anteriormente, a hidratação capilar é necessária para repor a água e nutrientes aos fios. Então, como todo cabelo está exposto a essas agressões, a hidratação é indicada para todos os cabelos, idenpendemente do tipo. Porém, em alguns casos ela se mostra ainda mais necessária. Mas no geral ela pode e deve ser feita em todo tipo de cabelo. Claro que respeitando as características específicas de cada cabelo.

No caso dos fios ressecados e desgastados pelo sol, água e vento, a hidratação capilar é mais do que indicada, é fundamental para devolver a saúde aos fios. O mesmo serve para cabelos quimicamente tratados, seja por tintura ou alisamento. Inclusive, para esses cabelos que a cutícula fica muito danificada é muito importante ter uma rotina de hidratação regular. Porque assim, a hidratação consegue compensar, mesmo que um pouco os danos causados pela química.

A hidratação capilar é um tratamento básico que se adapta muito bem a todos os fios, inclusive os oleosos. Para quem tem cabelo oleoso pode ter um pouco de receio quanto a hidratação, com medo de o tratamento piorar ainda mais a oleosidade. Mas nesse caso é comum que a raiz fique oleosa e os fios danificados. Por isso, o recomendado é aplicar a hidratação apenas no comprimento dos fios, deixando a raiz de fora.

Contudo, para manter os cabelos saudáveis a hidratação capilar deve ser feita em sessões para melhores resultados. A periodicidade das sessões depende do quão danificado o cabelo está, mas o ideal é que seja feita uma hidratação capilar profunda semanalmente ou no máximo a cada quinze dias.

Benefícios da hidratação para o cabelo

Claudia

A principal finalidade da hidratação capilar é a reposição dos nutrientes e água perdida pelos fios. Mas além disso, esse tratamento capilar oferece uma série de benefícios que provam como ele é importante para manter os fios bonitos e saudáveis. Entre os principais benefícios estão:

  • Protege o cabelo contra agressões futuras;
  • Acaba com o frizz;
  • Combate o ressecamento dos fios;
  • Acaba com as pontas duplas;
  • Devolve o brilho e maciez aos fios;
  • Melhora a aparência do cabelo;
  • Contribui para o crescimento e fortalecimento dos fios;
  • Deixa os fios mais resistentes;
  • Cabelo com aparência de saudável;
  • Revitaliza o cabelo danificado por tratamentos químicos;

Também é possível potencializar ainda mais os efeitos das hidratação adicionando outros ativos, como o bepantol líquido na máscara hidratante. O bepantol é rico em vitamina B5, que é ótima para hidratar e tem propriedades regeneradoras que deixarão os fios ainda mais macios e hidratados.

Dicas de hidratação para cada tipo de cabelo

Juliana Goes

Como mencionado acima, a hidratação capilar pode ser feita em todo tipo de cabelo, mas isso não significa que ela deva ser feita da mesma forma. Cada tipo de cabelo tem suas próprias necessidades e características, sendo a sim, a hidratação deve ser feita de modo que respeite as particularidades dos fios. Por isso, confira a seguir algumas dicas para uma melhor hidratação capilar em cada tipo de cabelo.

Cabelos oleosos

Viva Informa

Quem sofre com a oleosidade dos fios, o ideal é usar uma máscara ou ampola de hidratação mais leve e aplicar o produto apenas no comprimento dos fios e jamais na raiz. Outra dica é lavar o cabelo antes com um shampoo esfoliante para remover todos os resíduos dos cabelo. Para esse tipo de cabelo as sessões do tratamento devem ser feitas quinzenalmente.

Cabelos mistos

Pantene

Já para os cabelos mistos, a dica é optar por uma máscara que recupere os fios danificados. Além disso, aplicar o produto abundantemente nas pontas duplas e ressecadas. Na hora da lavagem, de preferência para um cabelo antioleosidade. O ritual também deve ser feito quinzenalmente.

Cabelos secos

Informe Brasil

No caso de quem tem cabelo seco, a dica é apostar em uma máscara de hidratação mais concentrada e aplicá-la em todo o cabelo, evitando o couro cabeludo. Para a lavagem, um shampoo livre de sulfato é a melhor opção. Por ser um cabelo naturalmente mais seco a hidratação capilar deve ser feita semanalmente.

Cabelos danificados e quimicamente tratados

Site de Beleza e moda

Na hora de escolher uma máscara de hidratação, opte por uma própria para cabelos quimicamente tratados, ou seja, com alta concentração. Aplique o produto em todo o cabelo, deixe agir o tempo recomendado e utilize uma touca térmica para potencializar ainda mais o seu efeito. Na hora da lavagem, o ideal é usar um creme de limpeza. O ideal é repetir o tratamento toda semana.

Como fazer em casa

N1

Tem a hidratação capilar profissional feita no salão de beleza, mas também tem a caseira, que se feita da maneira correta, oferece os mesmos benefícios. O que determinará o resultado é a escolha dos produtos para fazer a hidratação, que também pode ser feita com misturar caseiras que utilizam ingredientes naturais, como óleo de coco, por exemplo.

No caso das máscaras, é preciso estar atento a presença de compostos como queratina, aminoácidos ou formaldeídos que podem descaracterizar o tratamento. Então, antes de conhecer o passo a passo da hidratação capilar, vamos listar os produtos necessários para fazer o tratamento:

  • Máscara de hidratação: produto que conta com ativos concentrados que agem por mais tempo no cabelo.
  • Ampola de hidratação: você pode usá-la sozinha ou para incrementar a máscara de hidratação. Esses produtos oferecem ação instantânea para deixar os cabelos mais brilhantes e sedosos.
  • Shampoo: antes de partir para a hidratação propriamente dita, é preciso lavar os fios com um shampoo adequando ao seu tipo de cabelo. O shampoo é importante porque ele abre as cutículas para que a hidratação penetre com mais facilidade.
  • Condicionador: para finalizar o tratamento, é ideal utilizar o condicionador para selar as cutículas e preservar a hidratação nos fios por mais tempo.

Passo a passo

Então, sabendo de todos os produtos necessários, vamos ao passo a passo de como fazer uma hidratação capilar caseira.

  1. Comece lavando o cabelo com um shampoo para o seu tipo de cabelo.
  2. Após enxaguar e remover o excesso de água aplique a máscara de hidratação ou ampola sobre os fios.
  3. O ideal é aplicar o produto dando preferência para o comprimento dos fios e aplicando mecha por mecha enquanto faz uma leve massagem.
  4. Feito isso, prenda o cabelo com um coque e deixe o produto agir conforme o tempo recomendado na embalagem. Nessa etapa, você pode usar uma touca térmica para potencializar a ação da máscara.
  5. Por fim é só enxaguar o cabelo para remover o produto e aplicar o condicionador como de costume.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Hidratação caseira, o que é? Para que serve e receitas.

Fontes: Minha Vida Derma Club Bom é o meu

Imagens: Santo Remédio N1 DCI Claudia Juliana Goes Viva Informa Pantene Informe Brasil Site de Beleza e Moda Web News Women’s Health Brasil 

Beleza