Dias férteis – Definição, período e principais dúvidas

Dias férteis – Definição, período e principais dúvidas

22 de novembro de 2020 0 Por FB

Se preparando para aumentar a família? Ou querendo saber como se prevenir da gravidez? Todavia, independente do que precise, saber quais são seus dias férteis é essencial para toda mulher. Aliás, conhecer melhor o corpo e suas fases, faz tudo ser mais fácil.

Normalmente, os dias férteis acontecem em um período de seis dias, que são os dias da ovulação, ou 14 dias antes da menstruação. Portanto, para ter mais chances de engravidar, ou evitar a gravidez, é essencial saber quais são esses seis dias no seu ciclo.

Existem vários sinais e maneiras para identificar os dias férteis, contudo, cada mulher é única, algumas podem ter esses sintomas e outras não. Isso influencia diretamente nas chances de ter uma gravidez. Por isso, separamos todos os possíveis sinais e sintomas, além de métodos que podem ser usados para ajudá-la identificar o seu período fértil.

O que são os dias férteis?

Os dias férteis é o processo que acontecem durante a ovulação, período do ciclo menstrual onde a mulher pode engravidar. Esse episódio acontece, eventualmente, de 12 a 16 dias antes do início da menstruação, quando as alterações hormonais acionam um ovário e liberam um óvulo.

Sinais do período fértil

Quem é mulher sabe que quando a menstruação está próxima, tudo se modifica, como, por exemplo, o humor e o funcionamento do organismo. Durante os dias férteis não é nada diferente. As mulheres passam por vários sintomas, portanto, por esse motivo, separamos a baixo todos que você precisa saber para identificar se está ou não ovulando.

1. Aumento da temperatura corporal

Durante o período fértil, a temperatura basal da mulher aumenta aproximadamente meio grau. Por isso, para identificar se a sua temperatura está acima do normal, você só precisará contar com a ajuda de um termômetro.

Profissionais indicam que, todos os dias, antes de se levantar, as mulheres que desejam a gravidez, devem medir a temperatura corporal colocando o termômetro sob a língua. Portanto, o ideal é que se faça esse processo pela manhã ao acordar, desde o primeiro dia do ciclo menstrual.

2. Aumento do hormônio LH

Teste LH - Evitar gravidez
Foto: Mães e Mulheres

Assim também como a alta temperatura, outro fator que acontece quando a mulher está fértil, é o aumento dos hormônios de estrogênio, responsáveis por causar o revestimento do útero e criar um ambiente perfeito para receber os espermatozoides. Esse aumento consequentemente, eleva o nível do hormônio luteinizante (LH) no organismo.

O aumento do LH é o que causa a liberação do óvulo maduro do ovário. Aliás, esse processo é o que chamamos de Ovulação. A ovulação acontece normalmente entre 24 a 48 horas após o aumento de LH no corpo.

3. Dores Abdominais

Dias Férteis - Principais sintomas
Foto: Paulista

Pelo contrário das cólicas menstruais, as dores abdominais do período fértil não chegam a ser muito fortes.
Os incômodos acontecem devido ao rompimento da estrutura que envolve o óvulo dentro do ovário. Portanto, fique atenta às possíveis pontadas na região pélvica, afinal, elas podem ser um sinal de que você está ovulando.

4. Secreção vaginal

Pantys

As secreções vaginais semelhantes a uma clara de ovo, elásticas e sem odores fortes, são um sinal do período fértil. Essa secreção é responsável por facilitar a chegada dos espermatozoides ao óvulo. É comum que as secreções acontecem durante todo o ciclo menstrual, ficando mais forte durante a ovulação, e parando após o fim.

Entretanto, caso essa secreção seja constante e tenha odores fortes, fique atenta, pois pode ser sinais de candidíase vaginal. Saiba mais: O que é candidíase? Sintomas, tipos e como tratar.

5. Aumento do Libido

https://giphy.com/embed/veAy5UOhBdS3C

via GIPHY

Durante a ovulação, os desejos sexuais femininos aumentam. Afinal, o organismo se prepara para receber os espermatozoides e contribui para que haja a relação sexual.

Além disso, há também um aumento na produção de feromônios, substâncias que são exaladas pelo corpo feminino, para atrair e excitar os homens.

6. Alterações na saliva

Dias Férteis - Alteração na saliva
Foto: Nutri Total

Foi observado, em pesquisas, que a saliva da mulher muda de acordo com a quantidade de estrogênio presente no corpo. Para saber se você está com a saliva alterada, você pode estar utilizando um aparelho chamado Ovu control. Basta colocar um pouco da saliva na sua base do Ovu e esperar secar. Por fim, faça a análise de como a saliva está.

Como saber quais são os seus dias férteis?

Testes de Ovulação

Teste da ovulação para evitar Gravidez
Foto: Tua Saúde

Os testes de ovulação estão à venda em qualquer farmácia e, além de serem super fáceis de usar, eles detectam os principais hormônios de fertilidade, a partir de uma amostra de urina.

A maioria dos testes são 99% precisos para identificar o aumento de LH e podem detectar até 6 dias férteis, nos quais há maior chances de gravidez.

Método do calendário

Gravidez - método do calendário
Foto: Amor Saúde

Caso você tenha um ciclo menstrual regular e saiba exatamente quanto tempo ele dura, você pode estar utilizando o método do calendário. Esse método se consiste na subtração de 14 dias na duração total do seu ciclo. O resultado dado é o dia da sua ovulação.

Embora muitas pessoas que utilizaram esse método,  já terem conseguido a gravidez ou a preveniram, é importante lembrar que o calendário prevê corretamente os dias férteis somente em um terço dos ciclos.

Dúvidas frequentes

Dias Férteis - dúvidas frequentes
Foto: UniMed

É possível engravidar fora do período fértil?

Não. Para que a gravidez aconteça, além da relação sexual, tem que haver a ovulação, portanto as mulheres só engravidam em algum período fértil.

O que muitas vezes acontece, é que o período fértil varie, principalmente em pessoas com ciclos irregulares.

Quais os dias férteis de quem toma anticoncepcional?

O anticoncepcional tem a função de inibir a ovulação. Portanto, quem faz o uso do medicamento corretamente não ovula, ou seja, não engravida.

Entretanto, mulheres que tomam o anticoncepcional de maneira irregular, como, por exemplo, as que esquecem de tomar ou tomam em horários diferentes, correm um risco maior de engravidar.
Outro fator que pode diminuir a eficácia do anticoncepcional, são o uso de alguns medicamentos. Por isso, antes de iniciar uma nova medicação, peça a orientação do seu médico ginecologista.

Por fim, o que achou dessa matéria?

Fontes: Clear Blue, Minha Vida, Amor e Saúde.
Fontes das imagens: PantysUnimed, Amor Saúde, Tua Saúde, Paulista, Mães e Mulheres, Nutri Total e Vida Saúde.