Delineador – História e origem do produto e do famoso delineado “gatinho”

Delineador – História e origem do produto e do famoso delineado “gatinho”

O delineador é um dos produtos de maquiagem mais usados e queridos da atualidade. Embora muitas mulheres ainda tenham uma certa dificuldade para fazer o famoso delineado “gatinho”, esse produto é indispensável em uma make marcante. Hoje em dia, existem diversas versões do produto, tem delineador líquido, caneta, lápis, entre outros. Mas você sabe a origem e história do delineador?

A história do delineador é muito antiga e tem sua origem na Mesopotâmia e no Antigo Egito. Ou seja, pintar os olhos é uma tendência milenar e que ultrapassou barreiras do tempo e de tradições culturais. Sendo assim, o delineador que é usado para realçar os olhos hoje em dia, teve o seu percursor muito antes de a maquiagem ter esse nome.

Portanto, hoje iremos voltar na história para conhecer a origem do delineador e também do famoso delineado gatinho que faz tanto sucesso entre os adeptos da maquiagem.

A história do delineador

Quero Mais Moda

Assim como a maioria das coisas, também é tanto quando complicado saber a origem exata do delineador. No entanto, estudos e pesquisas mostram que o que chamamos hoje de delineador já tinha o seu percursor a aproximadamente 10 mil anos a.C nas regiões da Mesopotâmia e do Egito.

Esses estudos mostram que tanto homens quanto mulheres usavam uma espécie de maquiagem nos olhos, como forma de se proteger do sol escaldante do deserto. Mas também como uma forma de destacar o olhar, assim como fazemos hoje em dia.

Contudo, naquela época não era chamado delineador, os traços nos olhos eram feitos com uma espécie de lápis feito de osso ou de madeira que continha uma tinta conhecida como Kohl, que é feita a base de antimônio e carvão. Cleópatra inclusive foi uma das difusoras do uso do Kohl naquele tempo.

Segundo historiadores, o hábito de fazer aplicações que marcassem os olhos era uma forma de evocar o estilo dos deus egípcios. Então, com a dominação romana do Egito, o uso do Kohl acabou caindo em desuso. Isso devido ao fato da tradição de dominação acabar limpando todos os traços que remetem a cultura dos povos que são dominados. Sendo assim, esse costume acabou sumindo por um tempo.

O revival

Segredos do Mundo

E então, na década de 1920 teve a descoberta do túmulo do faraó Tutancâmon, que quando foi aberto revelou registros dos traços delineados que possibilitou a sua divulgação para o mundo moderno. Com isso, encontrou-se a ligação do uso do delineador com os povos daquela época, tanto os da aristocracia quanto os de classe social mais baixa.

A partir dessa descoberta o mundo inteiro começou a falar disso. Tudo girava em torno dessa descoberta, as músicas, as performances de dança, os filmes, livros e tudo mais. Então, a indústria dos cosméticos começou a investir em lançamentos que rementiam à cultura egípcia, e isso incluía é claro, o delineador. Desse modo, o delineador voltou a ser usado, agora em versões mais modernas e práticas.

Portanto, a estética egípcia começou a influenciar muito o mundo moderno, em todos os sentidos, desde a moda até a estética. Na maquiagem, os olhos esfumaçados, assim como o blush e a boca bem corada passaram a ser o padrão de beleza da época. E mais do que isso, essa nova tendência ajudou a reforçar a ideia de libertação feminina após anos de puritanismo que foi repassada por meio da música e cinema.

O boom do delineador

Discogs

Porém, assim como muitas tendências da época, o uso do delineador logo caiu em desuso novamente. Mas não demorou muito para voltar com mais força ainda no final da década de 1950 e começo dos anos de 1960. A essa altura os olhos delineados eram sensação entre as fashionistas, pin-ups e os rockeiros e rockeiras da época. Sendo assim, o delineador se firmou como parte importante do estilo daquela época.

E continuou assim até anos anos de 1970 e 1980, quando passou a ser usado por grandes nomes da música e ícones do movimento punk e gótico. Entre os principais nomes que usavam e abusavam dos olhos delineados podemos citar os cantores Boy George, Cindy Lauper, Madonna, Lou Reed e dos músicos de bandas como Siouxsie and The Banshees e New York Dolls.

Uma tendência que veio para ficar

Dicas de Mulher

Depois disso, o delineador se firmou como parte importante da maquiagem até os dias atuais. É claro que nesse período essa tendência passou por fases, teve um período mais comportado e simplista, depois teve a maquiagem marcante para realçar os olhos como nenhuma outra.

Hoje em dia, o delineador é adorado por todas as amantes de maquiagem. Contudo, hoje em dia o produto é mais moderno, e vem em diversas cores e versões, possibilitando vários tipos de delineado e demarcações. Tudo isso graças a evolução da indústria de cosméticos que proporcionou muito mais opções de composição para se adaptar melhor à pele e oferecer um resultado ainda mais bonito.

Além disso, o delineador permite que cada pessoa use de acordo com a sua própria criatividade. Não precisa seguir apenas uma tendência quando existem várias. Afinal, a maquiagem é uma forma de expressão do indivíduo e isso deve condizer com o seu estilo e personalidade.

Delineado “gatinho”

Claudia

Impossível falar sobre delineador e não lembrar do famoso delineado “gatinho”, aquele puxado para o canto. Esse estilo de delineado é o preferido das blogueiras, o mais clássico e também um dos mais difíceis de fazer. Mas isso não tira a magia do olho de gatinho que dá um charme a mais ao visual. Mas você sabe a origem e o porque ele é chamado assim?

Como vimos até aqui o delineador tem sua origem ligada aos egípcios, assim como o delineado estilo gatinho. Como não é novidade para ninguém, os egípcios tinham uma forte ligação com os gatos, que inclusive são considerados animais sagrados para eles. Isso porque no Antigo Egito, os gatos eram endeusados por perseguir os gatos, e de certa forma protegendo os donos e suas colheitas.

E mais do que isso, os gatos também eram vistos para as mulheres egípcias como um símbolo de beleza. Então, a partir disso começaram a imitar o formato dos seus solhos em suas maquiagem. Portanto, foi a partir disso que surgiu o que hoje chamamos de delineado gatinho.

O delineado gatinho nada mais é do que um traço que começa nas pálpebras superiores, bem rente aos cílios e puxa uma linha para o canto externo do olho. Podendo ser um traço mais fino e delicado ou mais encorpado e marcado.

Além dele, existem vários outros estilos de delineado, mais simples e básicos, mas o delineado gatinho continua sendo o mais usado até hoje.

Enfim, o que você achou dessa matéria?

Fontes: Chloé Gaya Universo Retrô Déia Dietrich

Imagens: Glamour Quero Mais Moda Discogs Segredos do Mundo Claudia Dicas de Mulher

Curiosidades