Como hidratar pele seca? Cuidados básicos para uma pele saudável

Como hidratar pele seca? Cuidados básicos para uma pele saudável

19 de novembro de 2020 0 Por FB

Pele seca é algo comum entre muitas pessoas, o que gera muita reclamação nos consultórios dermatológicos. A desidratação da pele é a causa do ressecamento. Desse modo, quando a pele está coçando, descamando, sensível, repuxando ou com cor e textura diferente, é hora de agir.

A pele é o maior órgão do corpo, que dá a nossa primeira aparência e protege os outros órgãos e sistemas. Para entender como a pele fica seca, primeiro precisamos saber que ela necessita de água e certa quantidade de óleo para se manter saudável. Desse modo, quando esses dois ingredientes vitais estão em falta, notamos o ressecamento.

Como a pele fica seca?

Existem muitas causas que levam a uma pele ressecada no corpo. Desde fatores ambientais à falta de cuidado com pele, existem condições médicas, como a dermatite e a psoríase. É importante procurarmos ajuda médica para ter certeza do que está acontecendo com a saúde da pele.

Como hidratar pele seca? Cuidados básicos para uma pele saudável
Jornal de Brasília

A pele protege nosso corpo de tudo que está fora dele, mas com isso ela fica sujeita a vários agentes externos e internos que promovem a perda de água e de óleo. Isso acontece quando a barreira protetora de lípios vitais (gordura) da pele foi rompida por algum motivo. Sendo assim, é preciso entender quais são esses fatores e agentes para escolher o melhor cuidado.

Fatores externos

Fatores externos que deixam a pele seca são aqueles que não são “culpa” do nosso organismo interno, pois ele apenas reage às influências.

1 – Mudanças climáticas

A primeira condição são as condições climáticas. Quando está muito quente e seco, ou muito frio, a pele perde umidade e a barreira protetora é afetada.

2 – Estações

Com a mudança de estações a pele também se adapta. No verão, a pele sofre com desidratação caso a pessoa soe muito, de forma que a água do corpo é perdida dessa forma. Durante o inverno, é a característica de seca dessa estação na maior parte do Brasil deixa a pele menos hidratada, removendo os lipídios essenciais.

como hidratar pele seca
Opas

3 – Luz solar

Outro fator externo é a luz solar ultravioleta (raios UV). Quanto maior a taxa de raios solares na pele, maior é a velocidade com que a pele envelhece e ela fica mais propensa ao ressecamento. Durante o verão e entre 10h e 16h os raios UV ficam mais fortes, segundo especialistas e meteorologistas.

4 – Medicamentos

Muitos medicamentos também causam o efeito colateral de ressecamento da pele. Os mais comuns são os que controlam a pressão arterial. Por serem diuréticos, fazem as pessoas urinarem mais e, consequentemente, excretarem mais água do corpo. Por isso, pessoas que ingerem esses medicamentos devem tomar muita água para repor a perda. Além disso, alguns antibióticos e medicamentos orais que combatem a acne provocam o mesmo efeito.

Fatores internos

Nossa pele não fica isenta de ações do próprio corpo contra ela e são mais decisivos do que imaginamos. Por isso, é bom sabermos quais são esses fatores internos que comprometer a hidratação da pele.

1 – Herança genética

Primeiramente, as questões genéticas influenciam muito a ocorrência ou não da pele seca. Há pessoas com pele oleosa e outras com pele mais seca, pois herdaram essas características dos pais. Contudo, nem sempre o indivíduo o mesmo tipo de pele que seus genitores.

Como hidratar pele seca? Cuidados básicos para uma pele saudável
Extratos da Terra

Existem doenças de pele que podem alterar as características da epiderme da pessoa, que são geneticamente herdadas. A psoríase, dermatite atópica, ictiose – uma doença rara – e até mesmo a diabetes melitus. Geralmente essas doenças afetam o DNA humano ou a pessoa já nasce com elas e as manifesta ao longo da vida.

2 – Hormônios

As questões hormonais também estão muito presentes quando o assunto é pele seca. O estrogênio e a testosterona, se alterados no corpo, podem causar pele seca, pois alteram os níveis de lipídios. Esse acontecimento é mais notado com a chegada da menopausa nas mulheres, já que o estrogênio diminui sua presença no corpo.

como hidratar pele seca
Febrasgo

Durante a gravidez, a mulher também pode notar a pele mais seca, pois os níveis dos hormônios alteram a todo momento. O estrogênio, novamente, fica em baixa na corrente sanguínea, pois ele não deve ficar em evidência até o momento do parto.

3 – Alimentação

Outro fator que afeta a nossa pele é a alimentação. Quando a pessoa não ingere nutrientes adequados, a pele reage, já que ela também é um órgão. A ingestão insuficiente de ácidos graxos e vitaminas, sobretudo a vitamina C, compromete a saúde e hidratação da pele.

4 – Idade

A idade também não colabora com a pele. Conforme a idade avançada, a pele vai perdendo glândulas sebáceas e sudoríparas, dificultando a manutenção de suor e lipídios. Dessa forma, a água não fica retida na pele e ela fica mais seca, o que contribui para o envelhecimento e, consequentemente, as temidas rugas.

Hidratando a pele seca

A hidratação diária é o melhor modo de se evitar a pele seca. Afinal, você sabe como hidratar pele seca? Vamos dar algumas dicas para o cuidado no dia a dia.

Pexels

1 – Corpo

Primeiro, é sempre essencial manter o uso de um creme ou loção hidratante. Esses produtos restauram a barreira vital da pele, pois repõem os lipídios da pele. Outra dica é usar óleos corporais durante o banho. Aliado à aplicação da loção hidratante logo após o banho, que é quando a pele está mais limpa e com umidade, garante-se um melhor resultado.

Além disso, a aproximação das estações do verão e do inverno, garanta sempre que um hidratante esteja por perto, além do filtro solar. No verão, a pele perde mais água e umidade. Durante o inverno, o tempo seco e os banhos quentes não colabora com a hidratação, pois retiram a gordura da pele.

2 – Pés

Os cremes que são feitos com ureia são para hidratação profunda, ótimos para os pés ressecados, mas os que vão extratos de óleos naturais também são o suficiente para o cuidado diário.

3 – Rosto

A hidratação da pele do rosto também é importante. Para essa região, use produtos específicos. Não utilize os cremes corporais para o rosto, pois essa área é mais sensível e naturalmente possui mais glândulas sebáceas, que produzem óleo. O ideal é que o creme hidratante seja leve e de rápida absorção. Aliado a ele, use o protetor solar facial para evitar os raios UV.

Como hidratar pele seca? Cuidados básicos para uma pele saudável
Zarllor

4 – Mãos

Outra região que geralmente sofre com o ressecamento são as mãos, pois são uma parte do corpo que é lavada com mais frequência. O álcool em gel também é um grande inimigo da hidratação e maciez das mãos. Por isso, é recomendável usar um hidratante específico para elas.

Caso a pessoa apresente manchas vermelhas ou escuras, textura estranha e escamação intensa, deve ser procurado tratamento médico antes de tudo. Isso pode ser um sinal de psoríase ou dermatite, que devem ser tratadas adequadamente segundo as orientações do especialista.

Também é preciso estar atento à alimentação saudável e balanceada. Além disso, evitar comidas gordurosas e oleosas, como as frituras, é um bom começo.

Enfim, frutas ricas em água e vitamina C como laranja, tomate, uva e pêssego, além de vegetais como pepinos e pimentão ajudam a balancear a dieta para a pele. Além disso, beber muita água também é essencial.

como hidratar pele seca
Ikebana Flores

Fontes: COTY, Eucerin, ADCOS,

Imagens: Pexels, Ikebana Flores, Pexels, Opas, Febrasgo, Extratos da Terra, Jornal de Brasília, Zarllor