Como decorar bolo? Por onde começar + 26 opções fáceis e criativas

Como decorar bolo? Por onde começar + 26 opções fáceis e criativas

22 de novembro de 2020 0 Por FB

Ocasiões especiais pedem bolo, não é mesmo? Seja para vender ou seja para agradar nossas pessoas queridas, o bolo sempre da um abraço pelo estômago. Por isso fizemos uma lista com 26 maneiras criativas e fáceis para você decorar seu bolo e arrasar no chá da tarde, sem desespero.

O ato de cozinhar para alguém é poderoso. Empregar o seu carinho por meio de algo a ser oferecido, certamente da outro gosto. Por isso reunir a família em torno dessa atividade, também pode ser um bom momento de diversão entre quem se ama.

Portanto, selecionamos algumas formas de como decorar bolo sem dificuldade. Existem diversas formas de decorar bolo, entretanto também há diversos níveis de dificuldade. O importante é experimentar e ir se aprimorando. Há muita satisfação nessa prática, ademais, aceitar sua evolução e focar no processo faz dessa experiência algo enriquecedor.

Como decorar bolo
Foto por Deva Williamson em Unsplash

Como começar seu bolo

Para começar a decorar seu bolo, primeiro é preciso de, obviamente, um bolo! Hoje já se encontra no mercado uma vasta variedade de sabores e marcas de preparo de massa de bolo com diversas texturas. Portanto, se você ainda não se sente segura para começar seu bolo do zero, certamente começar por esses preparos pode ser uma boa escolha.

Uma atenção especial ao formado da sua forma pode ser interessante. Uma forma maior, pode fazer seu bolo ter uma altura menor. Por isso é sempre importante ter em vista a relação do tamanho da forma com a quantidade de massa preparada. Todavia, se pretende fazer um bolo de camadas, uma forma interessante também pode ser fazer mais de uma fornada de bolo na mesma forma, para garantir um mesmo formato.

Como decorar bolo

Para começar a decorar o bolo, geralmente se nivela o formato com glacê ou chantilly, contudo há quem prefira os famosos ‘Naked cake’, que dispensam cobertura nivelada. A propósito, é interessante pontuar que a consistência desse glacê ou chantilly pode ser comprometida pela temperatura ambiente. Em locais mais quentes, costuma-se utilizar uma mistura de chantilly com leite em pó, conhecida como ‘chantininho’, para garantir uma consistência maior ao bolo e demais decorações.

Decidido se seu bolo será ‘Naked’ ou não, entramos para a etapa de decoração! É sempre bom lembrar que essa etapa é, antes de tudo, uma tela em branco. Por isso, tenha em mente que toda forma de decoração é valida. Basta soltar sua criatividade.

Para aquecer esse potencial criativo, separamos 26 propostas para decorar bolo com muita inovação que, certamente, não demandam altas capacidades de habilidades manuais. Ademais, compor o ambiente, certamente ajudará a contextualizar toda a decoração

26 ideias para decorar bolo de forma criativa

1. Investir em bicos de confeitar

Bicos de confeitar podem ser grandes aliados para decorar bolos, contudo requer um certa prática manual para manusear. No entanto, não é nada que a prática não lhe faça alcançar.

Como decorar bolo com bico de confeiteiro
Fonte: Pinterest

2. O valor da gambiarra para dar texturas à decoração do bolo

Pra quem ainda é principiante nessa área, certamente não vai ter em casa artigos comuns de confeitaria, entretanto não será por isso que seu bolo ficará sem personalidade. Invista em técnicas com artigos banais e certamente seu bolo vai ganhar muito em beleza e criatividade.

Como decorar bolo com artigos de casa
Fonte: Pinterest

3. Bolachas trituradas podem compor e decorar de forma diferente

Triturar bolachas e biscoitos pode ser uma boa maneira de inovar na aparência de seu bolo. Por isso é sempre bom testar diversas invenções que possuem potencial para combinar com o sabor de seu bolo, e como resultado disso, terá um bolo mais saboroso e bonito.

Como decorar bolo com bolachas
Fonte: Dani Nocce

4. Gllitter comestível é um material simples e atrativo para decorar bolo

Para quem ainda não se sente plenamente segura em arriscar decorações mais elaboras, certamente o glitter será de um grande aliado. Basicamente, o glitter pode ser jogado por cima de um bolo completamente simples. Dessa forma, fica mais fácil torna-lo sofisticado, ou seja, é só sucesso!

Como decorar bolo com glitter
Fonte: Pinterest

5. Explore outros usos para materiais já conhecidos: decoração simples feita com goiabada como cobertura

Apesar da simplicidade deste bolo, seu surpreendente diferencial mora em como a goiabada foi usada como cobertura.

Como decorar bolo com goiabada
Fonte: pinterest

6. Use e abuse da decoração com os corantes alimentícios, como quem pinta uma tela em branco

Os corantes não servem apenas para tingir e pigmentar massas e chantilly, já que, quando usado em pó, pode ser usado como uma forma de tinta. Por isso vale sempre testar diversos usos incomuns de materiais já conhecidos.

Como decorar bolo com pigmentação alimentício
Fonte: Pinterest

7. Fazer composições decorativas com balas

Agregar à decoração de seu bolo, outras formas de doces já prontos, pode ser uma boa maneira de inovar sem precisar de um curso de confeitaria. Portanto usar da criatividade pode ser essencial para quem deseja inovar.

Como decorar bolo com balas
Fonte: Pinterest

8. Acrescente frutas com composições padronizadas, criando estampas decorativas

É possível tirar beleza de tudo que se experimenta. Contudo, criar padrões para a sua decoração, faz muita diferença na organização visual da decoração.

Como decorar bolo com frutas
Fonte: Pinterest

9. Flores reais podem decorar surpreendentemente

Agregue flores à decoração de seu bolo. Como resultado disso, terá um bolo simples e ainda assim sofisticado.

Como decorar bolo com flores reais
Fonte: Pinterest

10. Flores comestíveis também podem compor seu bolo

Entretanto, há quem goste de colocar flores comestíveis no bolo. Por isso é bom pesquisar quais podem ser consumidas dessa forma. A capuchinha é uma das mais famosas flores comestíveis.

Como decorar bolo com flores comestiveis
Fonte: pinterest

11. Use chocolate branco derretido com corantes alimentícios para compor de maneira irreverente

Na hora de decorar, o que vale é o resultado final. Há várias técnicas de confeitaria que transformam o bolo, contudo, a criatividade é um fator decisivo. Por isso, a experimentação pode ser um grande aliado para quem ainda não se sente plenamente capaz. Essa decoração pode ser feita, basicamente, com colher ou com um saco furado.

Como decorar bolo com criatividade
Fonte: tudointeressante.com.br

12. Explore diferentes possibilidades: mistures cores no chantilly

Essa técnica dá outra cara ao seu chantilly! Prepare duas ou mais cores e despeje no saco de confeitar cada uma em um lado. Como resultado disso, se criará um lindo degradê.

Como decorar bolo com cores no chantilly
Fonte: Pinterest

13. As balas gelatinosas são muito versáteis para compor a decoração do bolo

Existem inúmeras formas de balas gelatinosas no mercado, portanto há uma infinidade de combinações e decorações que podem ser feitas apenas agregando as balas ao seu bolo!

Como decorar bolo com balas gelatinosas
Fonte: Pinterest

14. Existem inúmeros formatos de cereais que também podem ser acrescentados nessa decoração

Explorar as formas de alimentos que combinam com o bolo, pode ser surpreendentemente bonito e gostoso. Vale a experiência!

Como decorar bolo com cereais
Fonte: Pinterest

15. Os variados formatos de granulados podem dar novas ideias de decoração

Explore as capacidades decorativas de cada material e como resultado disso, terá novas possibilidades inovadoras de decora.

Como decorar bolo com granulado colorido
Fonte: Pinterest

16. Use marshmallows para destacar seu bolo

O marshmallow pode ser muito versátil, e normalmente é bastante utilizado derretido, contudo aqui podemos ver outras formas de utilizar esse doce, compondo com a decoração.

Como decorar bolo com marshmallow
Fonte: pinterest

17. Os famosos chocolates ‘M & M’s’ ou balas coloridas

Criar padrões é uma forma certeira de dar ordem a decoração. Por isso, separe os doces por cor e abuse da criatividade.

Como decorar bolo com balas
Fonte: Pinterest

18. Stencil de açúcar impalpável ou chocolate em pó

O stencil nada mais é que uma folha mais rígida de materiais como o acetato, que é cortada em formatos diversos, criando um vazado em sua superfície. Utilizá-lo pode ter como resultado novas possibilidades de criação.

Como decorar bolo com stencil
Fonte: Pinterest

19. As opções de usos com papel de arroz são inúmeras

O papel de arroz é uma opção muito bacana! Contudo, seu uso costuma ser bastante limitado pelo senso comum. Sua grande vantagem é poder ser completamente personalizável, já que você pode escolher uma imagem e mandar imprimir em papel de arroz com tinta comestível. Aqui foi utilizada quase com ‘papel de parede’ do bolo.

Como decorar bolo com papel de arroz
Fonte: Pinterest

20. Coloque brinquedos higienizados para compor a decoração do seu bolo

Para os aniversários temáticos, a cenografia do bolo conta em todos os detalhes. Acima de tudo, inove!

Como decorar bolo com brinquedos
Fonte: Pinterest

21. Decoração com chocolate derretido

O chocolate derretido pode ser manuseado de diversas formas, contudo, mora na simplicidade, muito de seu potencial. Em cima de um papel manteiga, utilize o chocolate derretido para fazer desenhos.

Fonte: Pinterest

22. A pasta americana também dá inúmeras possibilidades

Certamente a pasta americana pode ter diversos usos. Basicamente, essa massa pode ser modelada ao gosto do cliente.

Como decorar bolo

Fonte: Pinterest

23. Há também cortadores que ajudam a dar formatos à pasta americana

Há artigos de confeitaria que auxiliam muito e não precisam de habilidades sobrenaturais para serem utilizadas. Provavelmente isso facilita muito.

Como decorar bolo com cortadores de pasta americana
Fonte: Pinterest

24. Decore acrescentando corante na massa do bolo

Surpreender de dentro para fora também vale! Sobretudo, essa opção é linda.

Como decorar a massa do bolo
Fonte: Pinterest

25. Há também como decorar com pó perolado ou dourado

Para quem gosta, passear pelas lojas de confeitaria pode trazer boas ideais de utilização de materiais. Certamente os pós metalizados dão muito charme à decoração.

Como decorar bolo com pós metálicos
Fonte: pinterest

26. Topos de bolo também ajudam a decorar e são simples de serem feitos

Por fim, os topos de bolo são variados. Além disso, a criatividade pode ser exercida a todo vapor para criar inúmeras possibilidades de composição para seu bolo!

Como decorar com topos de bolo
Fonte: Pinterest

Por fim, são inúmeras maneiras de inovar na composição da sua ocasião especial. Finalmente, agora que você já esta inspirada, que tal planejar uma reunião deliciosa com pessoas especiais?

Enfim, você gostou dessa matéria?

Imagens: Wilton, Pinterest, Dani Nocce, Chantilly e Sugar and Sparrow.

Fontes: Tudo Interessante, Mago.com e Dani Nocce.