Como acabar com as varizes? O que é, causas, prevenção e tratamento

Como acabar com as varizes? O que é, causas, prevenção e tratamento

19 de novembro de 2020 0 Por FB

Visto que, as varizes ou veias varicosas estão presentes em grande parte nas mulheres e acomete as pernas, principalmente se os exercícios físicos estão fora da rotina diária. Contudo, é importante ressaltar que os homens também podem ter varizes, devido ao sedentarismo e uma alimentação desregrada.  Mas aqui você fica sabendo de várias dicas para acabar com as varizes. 

acabar com as varizes
pernas com varizes – Fonte: Freepik

O que são as varizes?

Em suma, as veias varicosas são basicamente aqueles rastros de tons arroxeados ou azulados que surgem nas pernas, devido ao inchaço das veias causadas por uma má circulação do sangue.  Bem como, o desconforto que pode surgir, provocando dores e mal-estar por todo o corpo.  

mulher sentada em frente o notebook, sentindo dor – Fonte: Pexels

O que causa as varizes?

A grande causa das varizes é o sedentarismo, seja por passar o dia todo sentado ou em pé e geralmente surge em mulheres, principalmente em períodos de gravidez. Devido a grande quantidade de sangue que o corpo produz neste período de gestação a circulação do sangue se torna mais difícil.  

mulheres fazendo exercício físico – Fonte: Pexels

Como prevenir as varizes?  

Se alguma pessoa da família possui varizes é necessário ter um cuidado redobrado. Mas em suma, a prevenção é feita através do controle do ganho excessivo de peso, ingestão de fibras para possuir um intestino ativo, não passar por longos períodos sentado ou em pé, movimentar o corpo frequentemente através de atividades físicas, evitar o tabagismo e utilizar meias de compressão.  

Desta forma, se os desconfortos persistirem após todas as dicas a seguir, é importante que seu médico seja consultado.  

acabar com as varizes
mão segurando perna com varizes – Fonte: Drogaria Santo Remédio

Como tratar as varizes e seus sintomas?  

Primeiramente, existe algumas dicas relevantes que pode te ajudar a se livrar dos indícios deste mal que incomoda 50% da população, segundo estudiosos. Continue a leitura e saiba quais são eles. 

mulher realizando atividade física – Fonte: Pexels

Realizar exercícios físicos 

Quando se realiza exercícios físicos o corpo se movimenta e ao mesmo tempo estimula a circulação do sangue por todo o corpo. Contudo, é importante não realizar atividades que exerçam força nas pernas, já que é onde o incomodo se encontra.  

Com a movimentação da estrutura física o sangue gira pelo corpo e passa pelo coração e é esta mobilidade que alivia os sintomas das veias varicosas. 

Balança com fita métrica azul em cima – Fonte: Pexels

Equilíbrio do peso  

Além de evitar diversas doenças, uma dieta equilibrada pode resultar em um melhor desempenho do corpo e como consequência, uma circulação mais eficaz e correta. A ingestão de frutas como o morango, kiwi, mamão papaia, goiaba que são ricas em vitamina C são uma boa oportunidade de se alimentar cuidando do seu corpo.  

Assim como, amêndoas, semente de girassol, castanha do Pará e amendoim são ricos em vitamina E e são ótimos antioxidantes para a constituição física, além de ajudar o intestino a funcionar corretamente e acabar com as varizes.

acabar com as varizes
mulher com as pernas para cima – Fonte: Pexels

 Colocar as pernas para o ar para acabar com as varizes

Isso mesmo, você leu corretamente. Em outras palavras, levantar as pernas na mesma elevação do coração faz com que o sangue suba em direção ao tronco e estimule a circulação, ajudando no desconforto causado pelas veias varicosas e acabar com as varizes.  

Eventualmente, fique com as pernas levantadas em média 20 minutos e repita esse movimento pelo menos 3 vezes ao dia. Nesse meio tempo, realize atividades importantes para você, que é possível desempenhar nesta posição. 

ginkgo biloba erva usada para acabar com as varizes – Fonte: Pexels

Consumo de ervas medicinais 

A princípio, em farmácias de manipulação é possível encontrar cápsulas, pomadas e comprimidos compostos por ervas que ajudam a acabar com as varizes e os incomodos que a mesma traz. Bem como, extrato de semente de uva, ginkgo biloba ou rutina são algumas das plantas medicinais mais conhecidas e indicadas para tratar os sintomas das varizes.  

Por último, consulte sempre o seu médico antes de ingerir qualquer tipo de medicação, mesmo que seja fitoterápica, já que pode ocorrer alguma interposição a remédios já ingeridos.  

acabar com as varizes
mulheres vestidas com vários tipos de meias de compressão para aliviar com os sintomas das varizes – Fonte: Cosmopolense

O uso de meias de compressão para acabar com as varizes 

Uma vez que, as meias exercem um papel de aperto nas pernas incentivando o sangue a subir e não descer que é o grande problema na causa das veias varicosas e estimula a chegada do mesmo ao coração.  Porém, as meias de compressão para acabar com as varizes, deve ser usada durante todo o dia para aliviar os desconfortos e o inchaço.  

Eventualmente, as meias de compressão são encontradas em diversos lugares, como lojas de produtos hospitalares, farmácias, loja voltadas para a ortopedia, em diversos outros locais.  

acabar com as varizes

As massagens são uma grande aliada para combater as varizes 

Em momentos de desconforto uma massagem pode gerar um grande alívio, mas acima de tudo, é necessário ter a compreensão que em casos de veias varicosas não é beneficente pressionar com força nas veias e ao redor. Certamente, utilizar da suavidade em torno das veias inchadas promove um auxílio na circulação do sangue nos membros inferiores.  

Por fim, sempre realize a massagem com delicadeza de baixo para cima, despertando o estímulo da circulação do sangue para o coração. 

Frasco de óleo essencial para Aromaterapia usanda para combater as varizes – Fonte: Istockphoto

As terapias podem agir no combate as veias varicosas 

Antes de mais nada, é importante ter em mente que se o desconforto aumentar ao realizar qualquer tipo de dica no alívio das varizes é necessário parar imediatamente e procurar um médico de confiança.  Afinal, estas dicas para combater as veias varicosas são para aliviar os sintomas. Apesar disso, terapias como cromoterapia, acupuntura, drenagem linfática ou aromaterapia podem surtir um grande efeito e ajudar em momentos penoso.  

pernas de uma mulher com salto alto e meia arrastão em fundo rosa – Fonte: Pexels

Atitude alternativa  para combater as varizes

Ao mudar seus hábitos os resultados podem aparecer com rapidez e proporcionar um alívio nos sintomas das varizes. Por exemplo, a redução do tempo utilizando sapatos de salto alto, já que os saltos menores podem reforçar as panturilhas e auxiliar o estímulo da circulação.  

Todavia, se movimentar mudando de posição e realizando alongamentos várias vezes ao dia, favorece seu bem-estar e proporciona o fluxo do sangue.  

acabar com as varizes
exemplo de como é feito o procedimento EVLT ou também conhecido como ablação a base do laser – Fonte: Aboutkidshealth

Em último caso, o tratamento a laser é uma ótima solução para acabar com as varizes 

O EVLT (Endovenous Laser Tratament) é também conhecido como ablação (remoção) com laser e é um procedimento minimamente invasivo, realizado em pouco tempo, com anestesia local, sem necessidade de internação.  

Nesse sentido, a técnica consiste na introdução de uma sonda armada com um laser em sua ponta na veia varicosa, onde realiza o selamento dos limites da veia para que o sangue deixe de fluir e em seguida é feito a remoção.  

O tratamento por ser mais simples do que o modo convencional não deixa sinais permanentes. na pele. Por fim, o tratamento pode ser feito em pacientes idosos, de pele negra ou com variações tróficas na pele. 

 Fontes: Drogaria Santo Remédio, Incrível Club, Pais e Filhos.

Fontes de imagens: Freepik, Pexels, Pexels, Santo Remédio, Pexels, Pexels, Pexels, Pexels, Pexels, Pexels, Cosmopolence, Stockphoto, About Kids Health.