Benefícios do mel para a pele, quais são? Receitas e curiosidades

Benefícios do mel para a pele, quais são? Receitas e curiosidades

19 de novembro de 2020 0 Por FB

Além de muito gostoso e rico em minerais, vitaminas e enzimas naturais, o mel é um ótimo aliado para a saúde, entretanto, é também muito indicado para tratamentos e cuidados com a pele, devido às suas propriedades antissépticas e anti oxidantes. Portanto, separamos alguns dos benefícios do mel para a pele e também receitinhas caseiras de beleza utilizando o alimento.

Benefícios do mel para a pele

1. Hidratante natural

Foto: Paulo Barreto / O Globo

Logo depois de ser aplicado na pele, o mel age como um hidratante natural que, inclusive, dá match com qualquer tipo de pele. Esse efeito se deve ao açúcar contido no mel, que ajuda a manter a água da pele.

Como usar o mel como hidratante? Após lavar a pele, aplique o alimento e deixe agir por aproximadamente 20 minutos. Logo depois, lave e seque.

2. Auxilia no combate ao envelhecimento

Foto: Revista Diária

Por ser rico em antioxidantes, o mel, portanto, combate os radicais livres e, por consequência, previne danos nas células, auxiliando assim ao não envelhecimento da pele.

Se você deseja utilizar o mel para esses fins, basta aplicá-lo na pele. Além disso, a ingestão do alimento, seja sozinho, ou acompanhado de outros nutrientes, também auxilia no tratamento da pele.

3. Retira manchas e cicatrizes

Foto: Muii

Segundo pesquisas e estudos, os benefícios do mel vão muito além de hidratar e esfoliar a pele. O alimento possui propriedades que estimulam o crescimento dos tecidos, portanto, minimiza manchas e cicatrizes na pele.

Profissionais ainda afirmam que esta é, sem dúvida, um dos usos clínicos mais importantes do mel.

4. Esfoliante para a pele

Foto: Informe Brasil

Além de agir como um ótimo esfoliante para a pele, o mel também tem ação de limpeza. Isso se deve à sua suave consistência.

Como usar o mel como esfoliante? Primeiramente, misture duas colheres (sopa) de mel e 1/4 colher (sopa) de bicarbonato de sódio. Logo depois de misturar, aplique na pele e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, lave e seque.

3 Receitas caseiras de beleza utilizando o mel

Máscara facial de Mel com Iogurte

Benefícios do mel para a pele: receita mel com iogurte
Foto: Pinterest

A máscara de mel e iogurte, além de ser muito simples e econômica, é ótima para manter a pele do rosto sem manchas e hidratada.

Em primeiro lugar, para ser feita, é preciso de 2 colheres (sopa) de mel e ½ xícara de iogurte natural. Misture os ingredientes em um recipiente, aplique em todo o rosto e deixe agir por 20 minutos. Logo, lave com água e seque.

Além de ser utilizada na pele, essa receita pode ser usada também nos cabelos.

Máscara de Mel com Óleo de coco

Benefícios do mel para a pele: receita de mel com óleo de coco
Foto: Msn

A máscara de mel e óleo de coco é ótima para hidratar e esfoliar a pele, deixando-a com um aspecto mais vivo e saudável.

Em primeiro lugar, misture uma colher (chá) de mel com uma colher (chá) de óleo de coco. Logo depois, massageie, por alguns minutos, sobre a pele lavada com movimentos leves e circulares. Lave e seque o rosto após realizar todo procedimento.

Esfoliante de mel com aveia

Benefícios do mel para a pele: esfoliante de mel com aveia
Foto: Notícias ao Minuto

Para essa receitinha super simples, você vai precisar de uma colher (chá) de mel e uma colher de aveia. Primeiramente, misture os ingredientes em um recipiente e aplique na pele com movimentos circulares. Logo depois, deixe agir por 10 minutos, lave e enxague.

Além de esfoliar a pele, se livrando de cravos e espinhas, essa receita de esfoliante caseiro, ajuda a retirar manchas e imperfeições da pele.

Curiosidades

  • Antes de tudo, para saber se o mel é puro ou não, coloque uma colher de sopa em um copo (500ml) de água. Se for fake, ele irá se dissolver na água, enquanto o verdadeiro se junta no fundo do copo.
  • Você sabia? Quanto mais escuro, mais antioxidantes o produto contém. Legal, né?
  • O produto não tem prazo de validade.

Enfim, o que você achou dessa matéria?

Fontes: Tua Saúde, Huff Post,Vix.
Fonte das Imagens: Coisitas Femininas, Paulo Barreto / O GloboRevista DiáriaInforme Brasil, Muii, Pinterest, Msn, Notícias ao Minuto.