Benefícios da Aveia – Tipos de aveia, como consumir e contraindicações

Benefícios da Aveia – Tipos de aveia, como consumir e contraindicações

A aveia é um grão muito conhecido pela ajuda que dá para o intestino funcionar melhor. Apesar disso, os benefícios da aveia vão muito além disso, já que ela também é rica em cálcio, ferro, manganês, carboidratos, proteínas, fibras e várias vitaminas.  

É possível realizar diversas receitas com este alimento para o dia a dia, e não somente o café da manhã, o mais popular. Além disso, ele não precisa ser apenas o protagonista de algumas refeições, indo muito bem também como coadjuvante em alguns pratos. PUBLICIDADE

Ela é encontrada de diversas formas, como farelo, farinha, flocos finos e grossos. Ela também pode ser uma forte aliada para dietas com foco em perda de peso, podendo ser consumida diariamente.  

Benefícios da Aveia! Tudo que você precisa saber sobre este alimento
aveia em flocos grosso – Fonte: Terra

Quais são os benefícios da aveia? 

Em primeiro lugar, a aveia é um alimento de fácil acesso e pode ser consumido todos os dias, com uma média de 25 gramas ao dia. Isso, claro, levando em consideração uma alimentação baseada em 2 mil calorias diárias. Esta quantidade condiz com 11% da porção do dia.

Por fim, continue a leitura e saiba sobre todos os benefícios da aveia:

coração com insuficiência cardíaca – Fonte Banco da Saúde

Combate a insuficiência cardíaca 

O maior índice de insuficiência cardíaca é visto em idosos e possui grande índice de mortes. Contudo, estudos realizados mostram que em uma pesquisa feita com cerca de 2445 pacientes, que em média 37% dos portadores da doença morrem em um ano após apresentar os sintomas e 78,5% em um período de 5 anos vão a óbito.  

Em contrapartida, os benefícios da aveia podem ser observados na diminuição do colesterol e constrição sanguínea. 

aveia, leite e mulher com fita métrica sinalizando o emagrecimento – Fonte: Boa e boa saúde

Eliminação de peso

 A princípio, a aveia não é um alimento com baixo índice calórico, mas é repleta de fibras e tem uma capacidade de saciedade grande. Ou seja, manter a dieta em dia fica mais fácil, ao consumir um alimento e ter como vantagem a saciedade que a veia proporciona.  

Por fim, a vontade de comer pode demorar algum tempo para aparecer depois de consumir a aveia, devido a beta glucana, que consiste em um composto que intensifica o hormônio chamada colecistoquinina que aumenta a saciedade.  

mulher se refrescando com leque, devido aos sintomas da menopausa – Fonte: Jornal da USP

Combate certas doenças em mulheres  

Em primeiro lugar, é possível notar uma grande diferença entre mulheres que são portadoras de doenças como pressão alta, colesterol, aterosclerose, etc e consumiram aveia 6 vezes por semana.

Nesse sentido, as mulheres que participaram de uma pesquisa, com em média 200 candidatas em um período de 3 anos pode-se observar um atraso no desenvolvimento de doenças como aterosclerose e esternose.  

barriga feminina com sinais de problemas no intestino – Fonte: Formularium

Ajuda o intestino

A aveia é muito conhecida por favorecer o funcionamento do intestino, já que este alimento é repleto de fibras que auxiliam o intestino a trabalhar corretamente.

Ao passo que, quando a aveia está no órgão, as fibras do alimento formam um gel ao se juntar a água e facilita o funcionamento do intestino.  

Ao passo que, as chances de possuir câncer intestinal são reduzidas, devido a exclusão de elementos prejudiciais com uma maior rapidez e o incentivo da renovação celular.  

rosto de mulher com antes e depois de consumir aveia – Fonte: Informe Brasil

Vantagem para a pele

Antes de mais nada, especialistas que cuidam da saúde da pele relatam que a aveia é qualificada ao ponto de regularizar o pH da pele, promovendo uma ação tranquilizante e amenizando coceiras advindas de alterações na pele como as irritações.  

Todavia, os benefícios da aveia na pele são devido ao seu acúmulo de amidos e beta glucanas que preservam a água construindo um coloide robusto com ferro, zinco, cobre, vitaminas do complexo B e selênio. Por fim, a indústria dos cosméticos usam na composição de seus produtos, devido a esses benefícios da aveia.  

aveia em flocos grossa e um coração no meio – Fonte Vitao

Saúde cardiovascular

Inicialmente, é possível notar alguns benefícios da aveia com relação a saúde cardiovascular, já que veias entupidas e infartos, podem ser prevenidos devido o consumo da aveia. Ou seja, a contenção do colesterol ruim e a moderação da pressão arterial é realizada através das fibras contidas neste alimento.  

Por fim, de acordo com pesquisas foi possível concluir que em média 27% de um total de 54 mil pessoas é possível evitar o infarto se alimentando de grãos como a aveia e a cevada.  

Benefícios da Aveia! Tudo que você precisa saber sobre este alimento
aveia com frutas – Fonte: Gooutside

Melhora o humor 

Uma das vantagens da aveia é a melhora no humor, já que é possível encontrar em sua composição vitaminas do complexo B e triptofano que se transforma em serotonina. Dessa forma, uma melhoria na disposição e nas funções cerebrais, proporciona uma melhora no humor, sustenta uma boa noite de sono e bem-estar. 

aveia – Fonte: Alto Astral

Previne a Diabetes

Definitivamente, sim. O pequeno nível glicêmico da aveia pode prevenir a Diabetes, por diminuir o absorvimento dos carboidratos e atuar na melhoria da sensibilidade a insulina. Como resultado está doença pode ser prevenida com o consumo da aveia.  

Fonte: Vitao

Auxilio na gestação

No período gestacional é comum que ocorra a constipação intestinal, por este motivo a aveia pode se tornar uma grande aliada, além de ser cheia de nutrientes. E pode evitar a diabetes gestacional, devido a lentidão da absorção da glicose.  

Benefícios da Aveia! Tudo que você precisa saber sobre este alimento
aveia – Fonte: Cordvida

Redução do colesterol ruim

A princípio, devido a sua composição conter fibras e especialmente a betaglucana que ajuda na diminuição do colesterol total e do LDL que é visto como ruim para o corpo. Por fim, esta fibra chamada betaglucana dificulta a produção de gordura que o respectivo corpo produz e reduz a absorção do colesterol dos alimentos consumidos.  

casal se alimentando antes das atividades físicas – Fonte: Uol

Mais energia

Desde já, a aveia é uma ótima opção de alimento a ser ingerido antes da prática de atividades físicas, já que os carboidratos são dissolvidos pelo corpo de forma lenta, deixando de provocar picos de glicemia e insulina. Apesar disso, é importante que a musculatura tenha nutrientes para que exista energia suficiente para executar seu papel durante os exercícios.  

Por fim, os benefícios da aveia são positivos para antes e depois das atividades, já que também auxilia na restauração dos músculos após o treino.  

vários tipos de aveia – Fonte: Jasmine Alimentos

Quais são os tipos de aveia?  

Inicialmente, podemos encontrar a aveia de diferentes formas e usar em diferentes receitas. Todas elas tendo o mesmo resultado nutricional, apenas variando de acordo com a forma como é processada.  

Existem, basicamente, três tipos de aveia comercializadas:

  • Farelo;
  • Farinha;
  • Flocos finos e grossos.

Os flocos de aveia são apertados e não perdem nada de seus nutrientes e vitaminas, por ficarem quase que intactos.  

Os farelos de aveia são as cascas dos grãos e contém uma grande quantidade de fibras.  

Por fim, a farinha de aveia é composta pela moagem de dentro dos grãos e pode perder um pouco de suas fibras no processo.  

muffin de aveia – Fonte: Tudo Gostoso

A aveia pode ser usada em que?  

A utilização da aveia tem infinitas possibilidades, já que pode ser usada em cremes, vitaminas, shakes, frutas, iogurtes, leite, pães – salgado ou doce -, tortas, sucos, bolos, biscoitos ou ovos, por exemplo.  

Em contrapartida, é importante prestar atenção na quantidade de aveia ingerida por dia, e beber bastante água. Feito isso, será possível desfrutar dos benefícios da aveia.

Ditos isso, veja algumas receitas que podem ser feitas utilizando a aveia: 

Contraindicações 

Acima de tudo, é importante entender que tudo em excesso é danoso para o corpo humano. Com a aveia não poderia ser diferente. Nesse sentido, o consumo em demasia de aveia pode provocar uma ampliação na produção de gases devido a fermentação intestinal e ao crescimento na quantidade de evacuações.  

Por fim, pessoas portadoras da síndrome do intestino irritado devem consumir de forma moderada, ou evitar a ingestão para evitar uma irritação maior.  

Enfim, você gostou dessa matéria sobre os benefícios da aveia?

Fontes: Uol, Paraíso Saudável, Minha Vida. 

Fontes de imagem: Terra, Banco da Saúde, Boa e Boa Saúde, Jornal da USP, Formularium, Informe Brasil, TriCurioso, Vitao, Gooutside, Alto Astral, Vitao, Cordvida, Uol, Jasmine Alimentos, Tudo Gostoso.

Please follow and like us:
Saúde